terça-feira, 20 de setembro de 2016

Apache Vip - Suzantur

Fotos de dois Apaches Vip da Suzantur, prefixos 159 e 160, ambos Volkswagen. As fotos são de setembro de 2016 em São Carlos (SP).

9 comentários:

  1. Em primeiro lugar quero agradecer a iniciativa desse site, o que deveria ser obrigação da prefeitura, é feito de modo particular. Ótimo serviço.
    Fui usuário da Athenas Paulista entre 2004 e 2010 e devido a alguns comentários sobre a Suzantur quero compartilhar minha experiência nesse período:
    Atrasos de linhas sempre ocorreram, principalmente com as linhas 01, 02, 08, 21 e 25 (entre outras) e o motorista sempre tirava a diferença 'no pé';
    Quebras sempre ocorreram, uma vez usei 3 ônibus e quase uma hora para ir da Rua Larga para a Rodoviária;
    Em 2004 a cidade foi invadida por 20 micro ônibus, bem semelhante o que está ocorrendo agora, e levou mais de um mês para corrigir a situação;
    Esses ônibus 2004 (20 micros e 13 grandes) ficaram por volta de 40 dias na garagem até começar a operar em suas linhas por motivo desconhecido;
    Em 2006 a prefeitura fez uma 'desgraça' em alterar e diminuir todas as linhas que colocou o transporte em um caos enorme, que durou por volta de 50 dias e só voltou por força de um abaixo assinado.
    Atrasos, quebras e micro ônibus faz parte do histórico da antiga empresa e das linhas existentes, linhas muitas vezes confusas e mal planejadas.
    A Suzantur está operando praticamente a um mês e meio na cidade, pegou essa herança de linhas, costumes e vícios do transporte coletivo da cidade.
    Acho válido a troca de concessionária, é melhor errar em algo novo do que permanecer nos erros antigos.
    A frota atual é relativamente nova para uma empresa emergencial, está sempre chegando novos ônibus e vejo espaço para contínuas melhoras.
    Vamos aguardar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... Falou tudo!!!! Acho que na verdade, nós usuários é quem somos apressados!! Queremos melhoras num piscar de olhos. Sabemos que as coisas não são assim, mas... Vai convencer a gente disso!!!

      Excluir
    2. Os 20 micro-ônibus da Athenas Paulista foram exigência da licitação. Ela colocou inicialmente em 18 linhas, porém em algumas os micros não chegaram a ficar sequer uma semana. Não davam conta do recado.

      Depois a Prefeitura criou linhas de baixa demanda (na época) para acomodar esses micros (linhas 53, 54 e 56).

      Discordo quando você diz que o sistema implantado em 2006 foi um erro. Ele precisava sim de ajustes, mas uma reestruturação do sistema era essencial (e hoje se mostra ainda mais essencial).

      Claro que atrasos também aconteciam com a Athenas. Mas ninguém via linha 39 com atraso de meia hora às 8 da manhã. Linha 36 com mais de 20 minutos de atraso às 8 da manhã. Com a Suzantur os atrasos aumentaram, e muito. E por diversos motivos. Um deles é que a empresa tem apenas um ponto de apoio, na Estação. Com isso, linhas que faziam trocas na Estação Norte, como a 25, a 37 e a 40, estão tendo que desviar para a Estação em várias viagens. Acho que só para as linhas 63 e 64 que estão fazendo trocas na Rodoviária mesmo.

      Excluir
    3. Também concordo com vcs!!! Perfeita ela não é, mas melhorou muita coisa, a maioria das linhas estão rodando com ônibus muito melhores q os antigos, "viajar" nas linhas 38 e 51 era uma aventura das menos agradáveis possíveis. Falo pois uso essas linhas quase todos os dias há anos. Quanto a questão dos micro-ônibus, tudo q é feito as pressas, as chances de ocorrerem vários problemas são grandes, a transição foi muito mal planejada. Se mandaram primeiro os pequenos, deveriam ter começado assumindo as linhas de menor demanda (essas do lote D), e conforme iam chegando os grandes, iriam assumindo os lotes C, B e por último o A. Fizeram tudo ao contrário, por isso esse caos q vemos até hoje. Sem contar motoristas de Mauá, outros q querem trabalhar sem cobrador, ônibus pesados, "anjo da guarda" - 60 km por hora, se não me engano, enfim, junta isso com povo imediatista q é o brasileiro em geral, muita gente sem respeito e decência q se acha dona do mundo e da razão (felizmente os encrenqueiros são poucos, mas existem e causam problemas quando aparecem), o resultado é esse q estamos vendo. Mas também acho q vai melhorar, a empresa tá se ajeitando, e com algumas adaptações a nossa realidade, pode sim nos oferecer um transporte de qualidade, vai ter falhas sim, como tinha a outra( e eram muitas, por sinal), mas um transporte "bom", q agrade a maioria da população. Vamos dar tempo ao tempo.

      Excluir
  2. Sim, também acho que com o tempo a empresa melhorará. Mas, por enquanto, as pessoas tem sim motivos de sobra para reclamar.

    Tirar os cobradores das linhas de menor demanda é válido, mas isso tem que vir acompanhado de uma reestruturação do sistema ou pelo menos das tabelas de horários. O que já atrasava só tende a atrasar ainda mais.

    Ah, para o pessoal da linha 36, por enquanto não houve melhoria nem de frota. Rodava um Svelto 17.230 ano 2011, e agora tá um Spectrum OF-1418 ano 2010. Não é melhor em nenhum aspecto.

    ResponderExcluir
  3. "só voltou por força de um abaixo assinado."
    Não voltou por força de um abaixo assinado, e sim por decisão judicial. Sem contar que a antiga empresa está sabotando a atual, para não transferir validadores, créditos, funcionários, cadastros de deficientes, entre outras coisas, uma vez que precisarão deles para pagar suas dívidas.

    ResponderExcluir
  4. Para eu que uso a linha 43 houve uma melhoria de frota. Saiu o Caio Alpha 1996 e entrou o Volare W9 2015. No mais, não mudou muita coisa. Os atrasos continuam os mesmos. Uso a linha há dois anos e ela nunca cumpriu horário. Chegava a atrasar uma hora frequentemente, várias vezes ao dia. Na linha 11, outra que eu utilizo, acabou a palhaçada do ônibus deixar de circular durante o almoço e o jantar para o motorista fazer suas refeições e descansar.

    ResponderExcluir
  5. Então Fábio, nesses últimos tempos várias linhas de pouca demanda foram "eliminando" os cobradores porque realmente o movimento não justificava a presença deles, e acho q algumas outras linhas poderiam ter feito isso sem prejuízo de horários ou atraso, linhas mais tranquilas q faziam a viagem até o final com uma 'folguinha" de 5 a 10 minutos.
    Outras, porém, precisam de reformulação na tabela de horários urgente, tem viagens praticamente impossíveis de serem feitas em 1 hora.
    Agora tem motorista querendo trabalhar sem cobrador em linhas de demanda média e alta, aí é problema na certa. Vi por esses dias a 20 e a 51 rodando sem cobrador, é complicado. São linhas q só "sossegam" depois das 7 da noite. A 51 inclusive, já atrasava meia hora no final da tarde na época da athenas, indo pro Botafogo, com cobrador. Entre outras, inclusive de demanda maior q essas, sem cobrador até semanas atrás, não reparei esses dias.
    Quanto ao tamanho dos ônibus, realmente, a 6, 12, e 28 com grandes é totalmente sem cabimento (até mesmo uma usuária da linha 6 comentou comigo q ficou assustada quando ela viu q a Suzantur colocou um grande nela). Vi a 17 e a 49 com médios, só em horários muito específicos o movimento justifica. Dos q rodavam com micro na Athenas, acho q só a 56 tem um movimento razoável e regular pra ter um "médio". E várias linhas de demanda "média" com ônibus minúsculos...
    E agora a noite as linhas q vão pro Fehr com atrasos de meia a 1 hora, quase q diários. O Moradas então, corta caminho, mata viagem, uma zona. E não tão conseguindo recuperar esse tempo, só matando viagem mesmo.
    Quanto a linha 43, ontem ela saiu do shopping 18:15, igual tava acontecendo na athenas esses últimos meses. Deve tá matando alguma viagem lá no Jóquei, cada dia passava num horário, pelo visto continua do mesmo jeito, estamos a merce da nossa própria sorte, resta saber até quando.

    ResponderExcluir
  6. Ontem a linha 22 com o carro 108 passou na praça Itália por volta das 14:00 sentindo estação norte abarrotado de gente.

    ResponderExcluir