Encerramos a atualização com duas fotos desse Gran Via Midi da Suzantur, prefixo 638, chassi Volkswagen. As fotos foram tiradas em setembro de 2016 em São Carlos (SP).
Chegaram mais Torinos. Hoje na linha do Posto Rubi tá o 194. É um OF-1519, ex-Ideal, ano 2012/12.
O 203 tá na linha 07 hoje. 648 segue na linha 58.
Quem fez gracinha hoje na linha 38 foi o 163, que tá com uma hora de atraso. Passou quase junto com o 175. Já na 39 quem tá com quase meia hora de atraso é o 183.
Na segunda-feira essa linha veio bem cheia da UFSCar, com o 175, na viagem das 12h15. Quero ver hoje com Volare. A não ser que botaram algum carro da 64 pra rodar.
Gostaria de saber quem é a pessoa que define qual ônibus vai para qual linha. Essa pessoa é muito sem noção!!!! Ou não conhece nada de deslocamentos dessa cidade!!!
136 hoje tá na linha do Graal São Carlos e, por incrível que pareça, tá com o letreiro eletrônico funcionando. Mas acho que trocaram, pois tá com um laranja (bem meia boca), e não branco.
E finalmente programaram os letreiros do 176 e do 178.
Torino na 43? Que burrice! Essa linha quase não tem passageiros. EU uso ela diariamente e só eu e alguns vizinhos utilizamos ela. Já aconteceu dela vir do Shopping Iguatemi até aqui perto de casa vazia, embarcar somente eu, ir somente comigo até o ponto da USP, e ir até o Jóquei Clube vazia. O problema dessa linha não é lotação, é atraso. Essa linha precisa de ônibus pequenos e velozes.
Que saudades do 31002 na linha 03. Enquanto outras linhas desfilam ônibus grandes diferentes todos os dias, eu tenho a infelicidade de ver esses volares ridículos em todas as linhas da minha casa. Ainda faltam 25 dias para a entrega dos envelopes...
Linha 10 tá com o 175 agora a tarde, Torino duas portas na frente e no meio, passou agora a pouco as 16:04, 4 minutos atrasada, pelo menos isso, porque ela passava mais atrasada que isso antes.
Carro 159 na linha 27 pelo terceiro dia consecutivo matou a viagem das 12:20 no antenor. Ele mata a viagem inteira corta pelo bota fogo, shoping e sobe a bruno rugiero. Alguem sabe se estao colocando carro reserva pra cobrir esse horario?
Duvido. Povo deve estar se virando com a 23 mesmo.
Agora na faixa das 18h na Sallum até passaram alguns carros para Aracy e Antenor, mas todos entupidos de gente. Até 18h50 ninguém tinha conseguido embarcar. O que salva um pouco a pátria é a 55, mas estava atrasada...
Em Valinhos, uma empresa chamada Sancetur, ganhou a licitação do transporte de lá. Derrubando o monopólio do grupo Belarmino. Será que essa empresa vai participar da licitação daqui também??? Aliás, alguém sabe quais empresas já retiraram o Edital???
Boa tarde, Acabei de passar na garagem indo para o trabalho e vi chegar dois onibus brancos sem numeros e com o itinerario "especial". Deve ser Apache Vip II Vamos aguardar
Hoje tá o 179 na linha 18, e o 144 na linha 51. Ontem também tava o 179 na 18. Será que inverteram?
É uma falta de bom senso botar ônibus curto na linha 18. Se for para botar Torino nessa linha, tinha que ser o 196, 198, ou aqueles ex-Penha, que são alongados. É uma linha muito cargueira.
Eu já falei que a pessoa da logística da empresa, não tem noção de quantidade de passageiros. Quantidade grande de passageiros - micro-onibus. Quantidade pequena de passageiros - ônibus grande. Pessoal totalmente sem noção!!!!
Vi isso agora pouco. Meu Deus, até quando, quem precisa se deslocar nos horários de pico fica angustiado, sem saber se vai conseguir embarcar no próximo ônibus q aparecer. A propósito,ontem 8 e meia da noite saiu do Pq Fehr... o Dona Francisca. Quem esperava o Novo Horizonte pra ir para estação ou Sallum ficou vendo as estrelas até mais tarde. O Botafogo das 9 da noite chegou no ponto final no Bicão 10 pras 10, o motorista ficou descansando uns 20 minutos antes de ir pra última viagem. Bateu o recorde dessa vez, ele sempre chegava uns 10 minutos antes nesse horário, desde a época da athenas, mas 20 eu nunca tinha visto
Ah, não tem problema. Ontem a linha 46 tava com quase uma hora de atraso também. Passou na Sallum às 18h20 indo pra o Novo Horizonte, e 18h50 indo para o Pq. Fehr. Estavam quase invertidos :P
Na Athenas essas linhas atrasam bem no pico da tarde também. Era comum ver a 46 com mais de meia hora de atraso. Claro que na Suzantur os atrasos estão ainda maiores...
Hoje de manha o 157 partiu 30 minutis atrasado ja as 7 da manha. Como se explica isso? Ao inves de sair as 6:50 da praça dos coqueiros saiu as 7:20. E agora 13:20 partiu os 2 carros da 27 junto. O 186 e o 159 juntos, um atras do outro. Piada isso, como pode?
Deve ser um dos "novos" que chegaram hoje. Interessante o que eu fiquei sabendo; existem aproximadamente 100 ônibus para chegar. Só, que por motivos que dizem respeito a outros, esses ônibus ainda não chegaram. Curioso isso. Porque enquanto eles não liberam esses carros para cá, sofremos com todos esses transtornos já sabidos - todos os dias.
Boa tarde Muito se comenta sobre os atuais atrasos da Suzantur, como se fosse novidade, esses atrasos sempre existiram na Athenas Paulista, só que ganharam destaque por causa da troca de empresa. A solução para esses atrasos só será resolvida quando algumas linhas forem reestruturadas, e o que ninguém comenta aqui, o excesso de pontos de embarque-desembarque. Não faz sentido a pequena distância entre um ponto e outro. Muitos pontos tem a distância de 100, 150 m entre si, o veículo nem chega a embalar e já para de novo. Algo para refletir e mudar. Reestruturar linhas deve ser feito de maneira racional, constante e linha por linha, para não repetir a aberração que ocorreu em 2006, que conseguiu piorar o que já estava ruim e os pontos deveriam ser enxugados para uma melhora na fluidez dos ônibus. Fica a dica. Cidadão 49
Poderiam começar a fazer já, mesmo sem mudar as linhas. Eles poderiam monitorar os ônibus e ver quais horários eles conseguem fazer. Depois, é só oficializar esses horários em uma tabela e divulgar à população. Mesmo que tenhamos linhas com intervalo de 1h30 ou mais ou linhas Novo Horizonte e Dona Francisca com intervalo de 3 horas ou mais.
Acha?? Intervalos de 3 horas sem ônibus???? Já não temos ônibus nos bairros, com intervalos de 3 horas entre um ônibus e outro, é melhor tirar tudo e ficar sem mais nada!!!!! O transporte coletivo é um direito adquirido aos bairros. Deveríamos ter ônibus de 15 em 15 minutos e não de 3 em 3 horas. Absurda a sua idéia; faça-me o favor....
Se a athenas paulista conseguiu durante mais de 30 anos fazer o transporte aqui na cidade e cumprindo a maioria dos horários a risca com ônibus de mais de 30 anos, a Suzantur consegue na boa cumprir os horários. É só mudar a pessoa responsável pela logística da empresa, que por sinal, não entende absolutamente nada de transporte; e colocar alguém que tenha pelo menos a noção de perceber quando uma linha precisa de ônibus grande e também andar um pouco mais rápido para tudo ficar no horário. Deveriam tirar esse anjo da guarda. Isso só está atrapalhando a fluidez nos horários.
Acontece que a cidade cresceu, o trânsito aumentou, e o tempo de viagem também. Os motoristas da Athenas Paulista, para tentar cumprir os horários, excediam em muito o limite de velocidade. Ele chegavam até mesmo a 100 km/h. O anjo da guarda é uma segurança no trânsito. Tua ideia de tirá-los também iria tirar a segurança dos passageiros e do trânsito. Você quer idosos morrendo de traumatismo craniano após um idoso cair porque um ônibus excedendo a velocidade frear bruscamente? Limites de velocidade têm que ser respeitados. São Carlos não é mais a cidade pequena que era há trinta anos. Não podemos mais continuar com o sistema de hora. Já está comprovado que ele é inviável. Precisamos sim de uma nova tabela de horários, que admita que a cidade cresceu, que admita que o trânsito aumentou, que admita que o tempo de viagem aumentou, que admita que o intervalo entre os ônibus aumentou.
Então, já que tudo o que dizemos não dá para ser posto em prática, que dobrem a frota de coletivos; se São Carlos tem 130 ônibus que não dão conta de cumprir os horários, tragam mais 130 carros, somando 260 veículos. Coloque 3 ou 4 ônibus em cada linha, partindo a cada 15 minutos e tudo estará certo. Não teremos mais atrasos e muito menos lotações. Não seria uma idéia interessante??? Com certeza terei rejeições, mas...
E é claro que não teria cabimento linhas com intervalo de 1h30, 2h30. O que precisa é de uma reestruturação do sistema, enxugando a quantidade de linhas, e botando mais ônibus por linha.
Já que citaram o caso do Novo Horizonte... Por que raios aquela região do Maracanã e Novo Horizonte, que nem tem alta demanda, precisa de 5 linhas (17, 36, 46, 47 e 63)? Qual a necessidade de ter linhas terminando no Jd. Maracanã? Não seria mais interessante que uma única linha atendesse Maracanã e Novo Horizonte, com intervalo, por exemplo, de meia hora? Eu prefiro uma quantidade menor de linhas, mas com confiabilidade e intervalos bem distribuídos, do que essa bagunça de hoje.
E isso que eu falei vale para outras regiões da cidade também, como Redenção, Azulville/Castelo, etc.
=========
E essa conversa de que os atrasos só ganharam atraso devido à troca de empresa não cola. Não sei se você tá acompanhando de perto a situação do transporte de São Carlos, mas os atrasos aumentaram e MUITO. Ontem a linha 37 passou no horário na viagem que sai às 18h10 do Jacobucci, e 3 horas depois ela já tava com quase meia hora de atraso. Num sábado à noite!! Horário que não tem nem trânsito nem passageiros.
Sem cobrador a viagem se torna mais demorada, e no ponto final o motorista tem que fazer algumas atribuições, como anotar a numeração da catraca ao final da viagem. Isso torna tudo mais demorado.
Quantos aos novos ônibus, acredito que serão direcionados a substituir os ônibus da Expresso Guarará em Santo André, que comunicou o encerramento das atividades. http://www.dgabc.com.br/Noticia/2298135/dem-de-sto-andre-move-acao-contra-mudanca-no-transporte-perto-da-eleicao Por isso dos torinos com porta alta (esquerda) e que ninguém sabia para onde seriam destinados. http://onibusbrasil.com/foto/4445975/
O curioso nessa historia, é que a Suzantur assumiria o transporte emergencialmente, também. A diferença é que lá em Santo André, eles vão assumir emergencialmente o transporte com ônibus grande e 0 KM. Bem diferente como foi aqui; assumiram com micro ônibus, e ônibus com 5 anos ou mais de uso. É pelo visto cada lugar tem aquilo que merece; ou melhor, não merece.
Os ônibus que viriam para cá, são outros. Esses com portas à esquerda não viriam para cá de jeito nenhum. Quando me referi aos 100 ônibus, não foram esses, foram outros...
A operação da Expresso Guarará é feita 90% com veículos de configuração convencional. Os ônibus de porta a esquerda operam uma unica linha que liga o Terminal Guarará ao Centro de Santo André por meio de corredor. Acredito que operam nesse corredor de 10 a 15 carros. Todas as demais linhas de alimentação ao terminal Guarará e mais duas que vão ao centro da cidade são operadas por ônibus convencionais.
Os ônibus são novos por causa da necessidade das portas à esquerda. Não são micro-ônibus, mas provavelmente vão entrar no lugar de ônibus articulados. Ou seja, também vão apertar o pessoal.
Hoje eu vi na praça Brasil chegar especial da L18 um pouco antes do carro da linha, ele chegava como Vila São José dava desembarque e n deixava ngm embarcar pq era especial e logo após chegava o carro da linha e isso aconteceu no mínimo 2 vezes em 2 viagens seguidas na hora do almoço
Parece que todas as novidades, trocas, mudanças, linhas especiais etc acontecem na linha 18. Que inveja... Nas linhas da minha casa, sempre o mesmo marasmo, e os ridículos volares que nunca tem nada de interessante.
Agora a pouco eu vi o 42 indo pro Shopping passando pela José Pereira Lopes e descendo a Tancredo Neves, então a Suzantur continua com as alterações de itinerário feitas pela athenas recentemente? Parece q esses dias atrás eu vi essa linha subindo a Catedral e virando na Conde, ou será q foi engano meu? O caminho de volta continua pelo SESC, mas alguém sabe q caminho a Suzantur tá fazendo na ida? Obrigado desde já!!!
Alguém sabe quais empresas retiraram o Edital para participar da Licitação??? Estou muito curioso em saber, se já tem alguma ou algumas empresas interessadas...
Linha 41 chegou com quase 10 minutos de atraso no Mercado, na viagem das 11h00. Aí o motorista resolveu tirar o atraso fazendo a viagem de volta via Praça Itália. Só faltou avisar quem ficou esperando no ponto, né...
Acredito que seria importante implantar um sistema de GPS com aplicativo de smartphone para podermos acompanhar onde o ônibus está e quanto tempo ele vai demorar para chegar, tipo o antigo BusAlert.
Aff viu, linha 25 SESI não passou aqui no Santa Maria, desde as 16:24 meu irmão esperando no ponto e até agora nada, a única que passou foi a linha 57 Estação, é um absurdo esses atrasos.
Uma coisa que eu percebi de uns tempos para cá... Antes, em qualquer bairro ou lugar que você ia, sempre era possível avistar um ônibus da athenas... Desde que a Suzantur assumiu o transporte, você vai nos mesmos lugares que antes, mas não vê mais um ônibus... A coisa mais rara que existe hoje, em São Carlos, é encontrar um ônibus pelas ruas... Você não encontra...
Existem das ruas, uma chamada Avenida São Carlos e a outra chamada Rua Dona Alexandrina, ambas localizadas aqui no Centro de São Carlos. Venha a qualquer uma dessas duas ruas aqui do Centro de São Carlos e você verá muitos, mas muitos ônibus mesmo.
Na linha 38 o carro que vai até o Embaré (176) tá atrasando também. Acertou o horário à tarde, mas já tá atrasado de novo.
Andei nessa semana no 139, no 179 e no 638. O 139 tá novinho, deve ser ônibus que ficou muito tempo parado por ser de pronta entrega ou por ter sido tomado pelo banco. O 638, mesmo sendo bem mais novo, dá mais sinais de uso. E é perceptível que o acabamento da Mascarello é inferior ao da Marcopolo e ao da Caio. O 179 tá bem conservado, bom ônibus também.
Hoje ao passar pela garagem cedinho, novamente vazia, apenas um Torino na oficina. Acredito que a Suzantur tenha potencial para fazer um transporte coletivo razoável. Ouvi comentários que após as eleições, vão chegar novos ônibus e a melhora será considerável. Segundo esses comentários, o líder nas pesquisas eleitorais tem negócios com o dono da empresa que tem garagem lá no Azulville e da suporte logístico para a Suzantur.
O problema mesmo é que estão faltando motoristas para colocar ônibus extras nos horários de pico (antigos especiais que agora reforçam as linhas regulares).
Aliás, está ficando complicado andar nas linhas 03 e 24. A pessoa que faz a logística da empresa tem que rever os conceitos e voltar os ônibus convencionais. Estou dizendo isso porque sou usuário da linha e a quantidade de passageiros é muito grande para o pequeno tamanho do ônibus. Em alguns poucos momentos do dia a quantidade de passageiros é pequena. No restante, um micro já está começando a ser inconveniente para os usuários.
As fotos publicadas nesse site são autorais, e não devem ser publicadas em outros sites (como o Ônibus Brasil), principalmente com autoria dada a terceiros. Como diria o Marcelo Rezende, dá trabalho pra fazer.
vi o 648 na 58, é igual a esse porem ta sem o adesivo da prefeitura de mauá.
ResponderExcluirEu vi o 643 mas todo adesivado, igual a esse.
ExcluirChegaram mais Torinos. Hoje na linha do Posto Rubi tá o 194. É um OF-1519, ex-Ideal, ano 2012/12.
ResponderExcluirO 203 tá na linha 07 hoje. 648 segue na linha 58.
Quem fez gracinha hoje na linha 38 foi o 163, que tá com uma hora de atraso. Passou quase junto com o 175. Já na 39 quem tá com quase meia hora de atraso é o 183.
Quantos Torinos chegaram????
ExcluirLinha 02 hoje tá com o 129. Pode isso, Arnaldo?
ResponderExcluirNa segunda-feira essa linha veio bem cheia da UFSCar, com o 175, na viagem das 12h15. Quero ver hoje com Volare. A não ser que botaram algum carro da 64 pra rodar.
Gostaria de saber quem é a pessoa que define qual ônibus vai para qual linha. Essa pessoa é muito sem noção!!!! Ou não conhece nada de deslocamentos dessa cidade!!!
Excluir136 hoje tá na linha do Graal São Carlos e, por incrível que pareça, tá com o letreiro eletrônico funcionando. Mas acho que trocaram, pois tá com um laranja (bem meia boca), e não branco.
ResponderExcluirE finalmente programaram os letreiros do 176 e do 178.
A linha 28 está com qual ônibus hoje!?!
Excluir195 operando hoje na linha 39. É um Torino OF-1418 2011/12. Placa KZN-6297. Ex Braso Lisboa. A placa do 194 é KPA-4330.
ResponderExcluir197 na linha 44. É um Apache Vip OF-1722M, 2011/12, ex-Graças (igual aos carros 181 a 192).
ResponderExcluirNa linha 45 (Posto Rubi) tá rodando hoje o 198, um Torino. Ou seja, devem ter feito um "catadão" lá do RJ...
199 na linha 57. Torino OF-1418 2011/12, ex-Braso Lisboa, placa KZN-6295.
ResponderExcluir196 na linha 02. Torino OF-1722M 2011/11, ex-Braso Lisboa, placa LPW-4950.
Linha 28 hoje de manhã estava com um Volare prefixo 119.
ResponderExcluirTá formando alguma lógica nas linhas de micro do último lote
ExcluirLinha 15 - 115
Linha 17 - 116
Linha 24 - 117
Linha 26 - 118
Linha 28 - 119
Para continuar batendo, teria que ser o 120 na linha 42, 121 na 43 (que hoje tá com Torino), 122 na 49 e 123 na 63.
Das linhas dos primeiros lotes ficou:
Linha 01 - 101
Linha 03 - 103
Linha 04 - 104
Linha 05 - 105
Linha 08 - 106
Linha 22 - 108
Linha 32 - 109
Linha 56 - 110/111
Torino na 43? Que burrice! Essa linha quase não tem passageiros. EU uso ela diariamente e só eu e alguns vizinhos utilizamos ela. Já aconteceu dela vir do Shopping Iguatemi até aqui perto de casa vazia, embarcar somente eu, ir somente comigo até o ponto da USP, e ir até o Jóquei Clube vazia. O problema dessa linha não é lotação, é atraso. Essa linha precisa de ônibus pequenos e velozes.
ExcluirQue saudades do 31002 na linha 03. Enquanto outras linhas desfilam ônibus grandes diferentes todos os dias, eu tenho a infelicidade de ver esses volares ridículos em todas as linhas da minha casa. Ainda faltam 25 dias para a entrega dos envelopes...
ResponderExcluirJá os Volare fazem muito bem as linhas Shopping via SESC. Essas linhas nunca enchem.
ExcluirLinha 10 tá com o 175 agora a tarde, Torino duas portas na frente e no meio, passou agora a pouco as 16:04, 4 minutos atrasada, pelo menos isso, porque ela passava mais atrasada que isso antes.
ResponderExcluirCarro 159 na linha 27 pelo terceiro dia consecutivo matou a viagem das 12:20 no antenor. Ele mata a viagem inteira corta pelo bota fogo, shoping e sobe a bruno rugiero. Alguem sabe se estao colocando carro reserva pra cobrir esse horario?
ResponderExcluirDuvido. Povo deve estar se virando com a 23 mesmo.
ExcluirAgora na faixa das 18h na Sallum até passaram alguns carros para Aracy e Antenor, mas todos entupidos de gente. Até 18h50 ninguém tinha conseguido embarcar. O que salva um pouco a pátria é a 55, mas estava atrasada...
193 na linha 18. Esse é Apache Vip II OF-1519 2012/12. Ex-Ideal.
ResponderExcluirAtualiza a tabela que esse número não consta lá!!! Carro 193 Apache Vip II...
ExcluirEm Valinhos, uma empresa chamada Sancetur, ganhou a licitação do transporte de lá. Derrubando o monopólio do grupo Belarmino. Será que essa empresa vai participar da licitação daqui também??? Aliás, alguém sabe quais empresas já retiraram o Edital???
ExcluirBoa tarde,
ResponderExcluirAcabei de passar na garagem indo para o trabalho e vi chegar dois onibus brancos sem numeros e com o itinerario "especial". Deve ser Apache Vip II
Vamos aguardar
Hoje tá o 179 na linha 18, e o 144 na linha 51. Ontem também tava o 179 na 18. Será que inverteram?
ResponderExcluirÉ uma falta de bom senso botar ônibus curto na linha 18. Se for para botar Torino nessa linha, tinha que ser o 196, 198, ou aqueles ex-Penha, que são alongados. É uma linha muito cargueira.
Eu já falei que a pessoa da logística da empresa, não tem noção de quantidade de passageiros. Quantidade grande de passageiros - micro-onibus. Quantidade pequena de passageiros - ônibus grande. Pessoal totalmente sem noção!!!!
ExcluirO 179 foi substituído pelo 185 na praça Brasil agora a pouco
ExcluirA Suzantur admitiu a falta de motoristas:
ResponderExcluirhttp://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2016/09/empresa-suspende-linhas-especiais-por-falta-de-motoristas-em-sao-carlos.html
Vi isso agora pouco. Meu Deus, até quando, quem precisa se deslocar nos horários de pico fica angustiado, sem saber se vai conseguir embarcar no próximo ônibus q aparecer.
ExcluirA propósito,ontem 8 e meia da noite saiu do Pq Fehr... o Dona Francisca. Quem esperava o Novo Horizonte pra ir para estação ou Sallum ficou vendo as estrelas até mais tarde.
O Botafogo das 9 da noite chegou no ponto final no Bicão 10 pras 10, o motorista ficou descansando uns 20 minutos antes de ir pra última viagem. Bateu o recorde dessa vez, ele sempre chegava uns 10 minutos antes nesse horário, desde a época da athenas, mas 20 eu nunca tinha visto
Ah, não tem problema. Ontem a linha 46 tava com quase uma hora de atraso também. Passou na Sallum às 18h20 indo pra o Novo Horizonte, e 18h50 indo para o Pq. Fehr. Estavam quase invertidos :P
ExcluirNa Athenas essas linhas atrasam bem no pico da tarde também. Era comum ver a 46 com mais de meia hora de atraso. Claro que na Suzantur os atrasos estão ainda maiores...
Hoje de manha o 157 partiu 30 minutis atrasado ja as 7 da manha. Como se explica isso? Ao inves de sair as 6:50 da praça dos coqueiros saiu as 7:20. E agora 13:20 partiu os 2 carros da 27 junto. O 186 e o 159 juntos, um atras do outro. Piada isso, como pode?
ExcluirO 204 tá rodando agora à noite na linha 38. É um Apache Vip II.
ResponderExcluirDeve ser um dos "novos" que chegaram hoje. Interessante o que eu fiquei sabendo; existem aproximadamente 100 ônibus para chegar. Só, que por motivos que dizem respeito a outros, esses ônibus ainda não chegaram. Curioso isso. Porque enquanto eles não liberam esses carros para cá, sofremos com todos esses transtornos já sabidos - todos os dias.
ExcluirBoa tarde
ResponderExcluirMuito se comenta sobre os atuais atrasos da Suzantur, como se fosse novidade, esses atrasos sempre existiram na Athenas Paulista, só que ganharam destaque por causa da troca de empresa.
A solução para esses atrasos só será resolvida quando algumas linhas forem reestruturadas, e o que ninguém comenta aqui, o excesso de pontos de embarque-desembarque. Não faz sentido a pequena distância entre um ponto e outro.
Muitos pontos tem a distância de 100, 150 m entre si, o veículo nem chega a embalar e já para de novo. Algo para refletir e mudar.
Reestruturar linhas deve ser feito de maneira racional, constante e linha por linha, para não repetir a aberração que ocorreu em 2006, que conseguiu piorar o que já estava ruim e os pontos deveriam ser enxugados para uma melhora na fluidez dos ônibus.
Fica a dica.
Cidadão 49
Poderiam começar a fazer já, mesmo sem mudar as linhas. Eles poderiam monitorar os ônibus e ver quais horários eles conseguem fazer. Depois, é só oficializar esses horários em uma tabela e divulgar à população. Mesmo que tenhamos linhas com intervalo de 1h30 ou mais ou linhas Novo Horizonte e Dona Francisca com intervalo de 3 horas ou mais.
ExcluirAcha?? Intervalos de 3 horas sem ônibus???? Já não temos ônibus nos bairros, com intervalos de 3 horas entre um ônibus e outro, é melhor tirar tudo e ficar sem mais nada!!!!! O transporte coletivo é um direito adquirido aos bairros. Deveríamos ter ônibus de 15 em 15 minutos e não de 3 em 3 horas. Absurda a sua idéia; faça-me o favor....
ExcluirSe a athenas paulista conseguiu durante mais de 30 anos fazer o transporte aqui na cidade e cumprindo a maioria dos horários a risca com ônibus de mais de 30 anos, a Suzantur consegue na boa cumprir os horários. É só mudar a pessoa responsável pela logística da empresa, que por sinal, não entende absolutamente nada de transporte; e colocar alguém que tenha pelo menos a noção de perceber quando uma linha precisa de ônibus grande e também andar um pouco mais rápido para tudo ficar no horário. Deveriam tirar esse anjo da guarda. Isso só está atrapalhando a fluidez nos horários.
ExcluirAcontece que a cidade cresceu, o trânsito aumentou, e o tempo de viagem também. Os motoristas da Athenas Paulista, para tentar cumprir os horários, excediam em muito o limite de velocidade. Ele chegavam até mesmo a 100 km/h. O anjo da guarda é uma segurança no trânsito. Tua ideia de tirá-los também iria tirar a segurança dos passageiros e do trânsito. Você quer idosos morrendo de traumatismo craniano após um idoso cair porque um ônibus excedendo a velocidade frear bruscamente? Limites de velocidade têm que ser respeitados. São Carlos não é mais a cidade pequena que era há trinta anos. Não podemos mais continuar com o sistema de hora. Já está comprovado que ele é inviável. Precisamos sim de uma nova tabela de horários, que admita que a cidade cresceu, que admita que o trânsito aumentou, que admita que o tempo de viagem aumentou, que admita que o intervalo entre os ônibus aumentou.
ExcluirEntão, já que tudo o que dizemos não dá para ser posto em prática, que dobrem a frota de coletivos; se São Carlos tem 130 ônibus que não dão conta de cumprir os horários, tragam mais 130 carros, somando 260 veículos. Coloque 3 ou 4 ônibus em cada linha, partindo a cada 15 minutos e tudo estará certo. Não teremos mais atrasos e muito menos lotações. Não seria uma idéia interessante??? Com certeza terei rejeições, mas...
ExcluirDobrar a frota de ônibus? Bom, dobrariam os custos. Alguém tá disposto a pagar 7 reais de tarifa?
ExcluirE é claro que não teria cabimento linhas com intervalo de 1h30, 2h30. O que precisa é de uma reestruturação do sistema, enxugando a quantidade de linhas, e botando mais ônibus por linha.
ExcluirJá que citaram o caso do Novo Horizonte... Por que raios aquela região do Maracanã e Novo Horizonte, que nem tem alta demanda, precisa de 5 linhas (17, 36, 46, 47 e 63)? Qual a necessidade de ter linhas terminando no Jd. Maracanã? Não seria mais interessante que uma única linha atendesse Maracanã e Novo Horizonte, com intervalo, por exemplo, de meia hora? Eu prefiro uma quantidade menor de linhas, mas com confiabilidade e intervalos bem distribuídos, do que essa bagunça de hoje.
E isso que eu falei vale para outras regiões da cidade também, como Redenção, Azulville/Castelo, etc.
=========
E essa conversa de que os atrasos só ganharam atraso devido à troca de empresa não cola. Não sei se você tá acompanhando de perto a situação do transporte de São Carlos, mas os atrasos aumentaram e MUITO. Ontem a linha 37 passou no horário na viagem que sai às 18h10 do Jacobucci, e 3 horas depois ela já tava com quase meia hora de atraso. Num sábado à noite!! Horário que não tem nem trânsito nem passageiros.
Sem cobrador a viagem se torna mais demorada, e no ponto final o motorista tem que fazer algumas atribuições, como anotar a numeração da catraca ao final da viagem. Isso torna tudo mais demorado.
Quantos aos novos ônibus, acredito que serão direcionados a substituir os ônibus da Expresso Guarará em Santo André, que comunicou o encerramento das atividades. http://www.dgabc.com.br/Noticia/2298135/dem-de-sto-andre-move-acao-contra-mudanca-no-transporte-perto-da-eleicao
ResponderExcluirPor isso dos torinos com porta alta (esquerda) e que ninguém sabia para onde seriam destinados. http://onibusbrasil.com/foto/4445975/
O curioso nessa historia, é que a Suzantur assumiria o transporte emergencialmente, também. A diferença é que lá em Santo André, eles vão assumir emergencialmente o transporte com ônibus grande e 0 KM. Bem diferente como foi aqui; assumiram com micro ônibus, e ônibus com 5 anos ou mais de uso. É pelo visto cada lugar tem aquilo que merece; ou melhor, não merece.
ExcluirOs ônibus que viriam para cá, são outros. Esses com portas à esquerda não viriam para cá de jeito nenhum. Quando me referi aos 100 ônibus, não foram esses, foram outros...
ExcluirA operação da Expresso Guarará é feita 90% com veículos de configuração convencional. Os ônibus de porta a esquerda operam uma unica linha que liga o Terminal Guarará ao Centro de Santo André por meio de corredor. Acredito que operam nesse corredor de 10 a 15 carros. Todas as demais linhas de alimentação ao terminal Guarará e mais duas que vão ao centro da cidade são operadas por ônibus convencionais.
ExcluirA Suzantur deveria operar o transporte emergencial de Santo André com micro-ônibus. Encher Santo André de micros assim como ela fez aqui...
ExcluirOs ônibus são novos por causa da necessidade das portas à esquerda. Não são micro-ônibus, mas provavelmente vão entrar no lugar de ônibus articulados. Ou seja, também vão apertar o pessoal.
ExcluirO problema do letreiro do 143 deve ser programação, porque fazendo especial de sta Eudóxia ele funciona mas na 18 nunca vi ligado
ResponderExcluirHoje eu vi na praça Brasil chegar especial da L18 um pouco antes do carro da linha, ele chegava como Vila São José dava desembarque e n deixava ngm embarcar pq era especial e logo após chegava o carro da linha e isso aconteceu no mínimo 2 vezes em 2 viagens seguidas na hora do almoço
ResponderExcluirParece que todas as novidades, trocas, mudanças, linhas especiais etc acontecem na linha 18. Que inveja... Nas linhas da minha casa, sempre o mesmo marasmo, e os ridículos volares que nunca tem nada de interessante.
ExcluirAgora a pouco eu vi o 42 indo pro Shopping passando pela José Pereira Lopes e descendo a Tancredo Neves, então a Suzantur continua com as alterações de itinerário feitas pela athenas recentemente? Parece q esses dias atrás eu vi essa linha subindo a Catedral e virando na Conde, ou será q foi engano meu? O caminho de volta continua pelo SESC, mas alguém sabe q caminho a Suzantur tá fazendo na ida? Obrigado desde já!!!
ResponderExcluirO trajeto padrão segue sendo pela Pereira Lopes, exceto aos domingos, quando ele segue pela Santa Casa.
ExcluirEu acho que deveria ser retomado o trajeto antigo. Pela Pereira Lopes já tem a 55 e a 56.
Alguém sabe quais empresas retiraram o Edital para participar da Licitação??? Estou muito curioso em saber, se já tem alguma ou algumas empresas interessadas...
ResponderExcluirLinha 41 chegou com quase 10 minutos de atraso no Mercado, na viagem das 11h00. Aí o motorista resolveu tirar o atraso fazendo a viagem de volta via Praça Itália. Só faltou avisar quem ficou esperando no ponto, né...
ResponderExcluirAcredito que seria importante implantar um sistema de GPS com aplicativo de smartphone para podermos acompanhar onde o ônibus está e quanto tempo ele vai demorar para chegar, tipo o antigo BusAlert.
ResponderExcluirLinha 25 passou bem Atrasada perto do cemitério as 12:35 indo pro Santa maria, nesse Horário ela pra ela já estar indo pro Sesi.
ResponderExcluirAff viu, linha 25 SESI não passou aqui no Santa Maria, desde as 16:24 meu irmão esperando no ponto e até agora nada, a única que passou foi a linha 57 Estação, é um absurdo esses atrasos.
ResponderExcluirLinha 25 tá com micro ônibus.
ResponderExcluirUma coisa que eu percebi de uns tempos para cá... Antes, em qualquer bairro ou lugar que você ia, sempre era possível avistar um ônibus da athenas... Desde que a Suzantur assumiu o transporte, você vai nos mesmos lugares que antes, mas não vê mais um ônibus... A coisa mais rara que existe hoje, em São Carlos, é encontrar um ônibus pelas ruas... Você não encontra...
ResponderExcluirExistem das ruas, uma chamada Avenida São Carlos e a outra chamada Rua Dona Alexandrina, ambas localizadas aqui no Centro de São Carlos. Venha a qualquer uma dessas duas ruas aqui do Centro de São Carlos e você verá muitos, mas muitos ônibus mesmo.
ExcluirNa linha 38 o carro que vai até o Embaré (176) tá atrasando também. Acertou o horário à tarde, mas já tá atrasado de novo.
ResponderExcluirAndei nessa semana no 139, no 179 e no 638. O 139 tá novinho, deve ser ônibus que ficou muito tempo parado por ser de pronta entrega ou por ter sido tomado pelo banco. O 638, mesmo sendo bem mais novo, dá mais sinais de uso. E é perceptível que o acabamento da Mascarello é inferior ao da Marcopolo e ao da Caio. O 179 tá bem conservado, bom ônibus também.
Hoje ao passar pela garagem cedinho, novamente vazia, apenas um Torino na oficina. Acredito que a Suzantur tenha potencial para fazer um transporte coletivo razoável. Ouvi comentários que após as eleições, vão chegar novos ônibus e a melhora será considerável. Segundo esses comentários, o líder nas pesquisas eleitorais tem negócios com o dono da empresa que tem garagem lá no Azulville e da suporte logístico para a Suzantur.
ResponderExcluirSão os 100 ônibus que estão guardados.... Então é isso que estão esperando??
ExcluirNão boto confiança nesses boatos. A Suzantur já tem mais de 100 ônibus operando aqui, a troco de que mandariam mais 100?
ExcluirDevem vir só mais alguns.
O problema mesmo é que estão faltando motoristas para colocar ônibus extras nos horários de pico (antigos especiais que agora reforçam as linhas regulares).
ExcluirHoje a linha do Moradas tá rodando com o 143. Já o 144 segue na linha 51.
ResponderExcluirEntão a 18 deve ficar com o 179 e o 193 mesmo...
alguém viu se os micros do transporte especial foram modificados internamente ou se continuam com a mesma configuração?
ResponderExcluirTiraram a maioria dos bancos e colocaram slots para cadeirantes, uns 5 aproximadamente
ExcluirQue prefixos são esses ônibus?!?!
ExcluirVi o 113
ExcluirAlguém viu se finalmente tomaram vergonha na cara e colocaram Volares na linha 43?
ResponderExcluirDe manhã tinha um Torino, e agora à tarde tá o 181.
ExcluirA linha realmente não foi programada para Volare. Tanto que o 121 roda na linha 42, e o 122 na linha 49.
Deveriam pelo menos inverter com a linha 20, deixando o 138 na linha 43. A linha 20 merece pelo menos um Torino 1418.
Hoje tá o 147 de circular da UFScar, 173 na 64 e 174/134 na 53.
ResponderExcluirAliás, com a Suzantur foi possível confirmar que o Circular da UFSCar é a linha 59. Ele tá rodando com essa numeração.
Excluir134 de carro de escala não dá, né Suzantur? A Athenas botava 2 ônibus com elevador nessa linha...
Curiosidade sobre a linha 28: tá rodando com a nomenclatura antiga (28 CASTELO BRANCO).
Quando eu peguei ele, no painel tava "11 circular"
ExcluirAcho que nem todos os ônibus tem a programação correta.
ExcluirVeja nesse vídeo o 107 operando na linha, aos 2m08s:
http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/jornal-da-eptv-2edicao/videos/t/edicoes/v/cadeirantes-nao-conseguem-transporte-adaptado-em-sao-carlos-sp/5325072/
Aliás, está ficando complicado andar nas linhas 03 e 24. A pessoa que faz a logística da empresa tem que rever os conceitos e voltar os ônibus convencionais. Estou dizendo isso porque sou usuário da linha e a quantidade de passageiros é muito grande para o pequeno tamanho do ônibus. Em alguns poucos momentos do dia a quantidade de passageiros é pequena. No restante, um micro já está começando a ser inconveniente para os usuários.
ResponderExcluir171 ta na linha 38 hoje.
ResponderExcluirEle saiu da 57. Ficou o 199 no lugar dele.
ExcluirOntem na 38 e na 39 só tinha Vip II. 183 e 184 na 39, e 186 e 191 na 38.