terça-feira, 4 de outubro de 2016

Apache Vip - Suzantur

Fechando por hoje, um Apache Vip da Suzantur, prefixo 193, chassi Mercedes-Benz. A foto é de outubro de 2016 em São Carlos (SP).

113 comentários:

  1. Alguem sabe alguma empresa que tenha tirado o edital para licitação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era justamente o que eu também queria saber... Já perguntei isso aqui, mas ninguém respondeu...

      Excluir
    2. Alguém disse semana passada q ainda não havia aparecido ninguém, não sei esses dias, mas parece q não apareceu empresa nenhuma interessada

      Excluir
    3. Mas o que pode acontecer se nenhuma empresa se interessar??? Estranho não ter empresa de transporte coletivo interessada. Em Araraquara tinha 10 empresas interessadas quando foi lançado o edital deles. Por que quê aqui ninguém se interessou??????

      Excluir
    4. Que disputaram mesmo a licitação foram só o consórcio e a Santa Luzia.

      Eu acho que a diferença é que aqui o território já foi "demarcado" pela Suzantur.

      De qualquer forma, não foi divulgado quantas empresas retiraram o edital. Pode ser que algumas já tenham retirado e a gente não saiba, né.

      Excluir
    5. Retirar não quer dizer que apresentará proposta!

      Excluir
    6. Acho que nenhuma empresa vai querer participar da licitação em São Carlos, pq qual empresa vai querer por ônibus articulados e biarticulados numa cidade que não tem estrutura nem pros ônibus convencionais. Na Avenida Sallum, na rua Antonio Blanco, rua Raimundo Correa, são alguns exemplos de como falta estrutura nas vias urbanas dessa cidade. Acredito sim na possibilidade de a Athenas voltar. Uso o transporte e com a Athenas nunca tive problemas com o meu chefe sobre horários. depois que a Suzantur entrou em São Carlos estou tendo que ficar até mais tarde no meu serviço, pro patrão nãoo descontar do meu pagamento. Tem dias que chego com mais de uma hora de atraso no meu emprego, por causa dessa porcaria que esse prefeito louco causou na cidade.

      Excluir
  2. No site da Suzantur (Facebook) colocaram um comunicado dizendo que : "Por motivos emergenciais, levamos alguns veículos de Mauá para São Carlos por tempo indeterminado, não está descartado também, enviar veículos de Mauá para Santo André para operação emergencial!!!" Então quer dizer que chegarão mais ônibus por aqui??? Vamos ficar de olho... (obs - só não disseram os prefixos dos ônibus que virão)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A página oficial da empresa é essa:

      https://www.facebook.com/suzanturoficialmaua/?fref=ts

      A outra página, que divulgou essa informação, não é oficial.

      Excluir
    2. A verdade e a seguinte, essa empresa deu passo maior que as pernas. Nao tem capacidade de assumir 3 frentes de transporte como fez, maua, sao carlos , santo andre. Aqui na cidade a frota ta no gargalo, ta igual a athenas nos ultimos meses de serviço. Carro quebra numa hora e depois de 2 ou 3 esta em outra linha tampando buraco.

      Excluir
    3. Mas o padrão de operação da empresa é esse mesmo. Arrumou, bota pra rodar. E quando dá para consertar de madrugada e já botar para rodar no dia seguinte, é o que ela vai fazer. Carro parado é sinônimo de prejuízo.

      Mas claro que precisava de mais uns 10 carros para operar de boa e colocar a quantidade de ônibus necessária nos picos.

      Excluir
  3. Talvez nenhuma empresa apresente proposta, forçando assim a prefeitura a elaborar um novo edital, o que seria mais coerente, sendo que houve mudança na administração municipal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem Paraty e nem Empresa Cruz?!? No estado e também fora dele, existem empresas boas. Impossível nenhuma ter se interessado. Aliás, será que as empresas sabem que o edital foi aberto??

      Excluir
  4. Carro 208 não anda nada, linha 10 totalmente atrasada. O 175 que estava nela não está desde segunda alguem sabe qual linha está?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me falha a memória eu vi esse carro em alguma linha q passa na José Pereira Lopes, mas ñ me recordo qual. Hj tava tudo atrasado, 57 tbm com mto atraso, 38, 27, até a 56 tava um pouco atrasada

      Excluir
    2. Coincidência ou não, os ônibus de placa branca estão todos de reserva, rodando só nos picos (167, 172, 174 e 175). E são bons carros.

      Excluir
    3. Seriam esses os que chegaram agora por último, duas semanas atrás, se não me engano? Parece q tinha um desses fazendo a 43, ou estou enganado? Era um carro um pouco diferente dos demais

      Excluir
    4. Não, esses 4 estão rodando desde agosto. Os Torinos que chegaram por último são o 194, 195, 196, 198 e 199.

      Excluir
  5. Problemas de lotação na linha 03. Será que o pessoal da logística da empresa não está acompanhando isso?!?!? Por que insistem em colocar um micro nessa linha!?! Favor, voltem um ônibus convencional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que os problemas de lotação se devem ao fato de esse micro não cobrar passagem.

      Excluir
    2. Bom, eu vejo esse ônibus lotado nos picos da manhã e do final da tarde/começo da noite. No resto do dia, dependendo dos horários q ela passa em relação a 01 e 02 (nos horários q vão até a ufscar), ela vai batendo banco do começo ao fim. O principal dela é a Vila Monteiro, acho q só tem + 1 linha q passa lá. O povo do Castelo tem tbm a 47, 24, 42, até msm a 28
      Posso estar errado, pois há muito tempo não uso essa linha, mas se ela "enche-se" na maior parte do dia acredito q colocariam um ônibus maior.
      Me desculpe se estiver enganado, mas acho q é um pouco por conta disso

      Excluir
  6. Boatos estranhos estão correndo por ai. Dizem que a athenas vai voltar a operar o sistema de transportes aqui da cidade. Uns dizem que voltam a próxima semana. Outros estão dizendo que eles voltam em Janeiro; enfim, não sei o que existe de concreto nisso. Mas onde há fumaça, há fogo. Será que esse pesadelo vai retornar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A população ficou muito insatisfeita com a Suzantur e, com a derrota do atual prefeito nas eleições, a situação da Suzantur está se tornando insustentável. E, com o poder que a Athenas Paulista tem, inclusive o suficiente até para cassar o prefeito que ousou desafiá-la, não tenham dúvidas de que isso pode acontecer.

      Excluir
    2. Nossa sorte será justamente os processos de toda ordem que a antiga empresa possui. Um dos principais, seria a falta do recolhimento do FGTS e outros, para os funcionários e o não cumprimento do Edital da licitação passada que ela "comprou". Além outros "n" processos que ela possui. Dou parabéns para o Altomani ao tirá-los daqui. Ele fez o que outros prefeitos deveriam ter feito há décadas. Espero também que esse "pesadelo" não retorne. Teremos de volta o mesmo atraso na qualidade dos veículos e o pior, pelo resto da vida...

      Excluir
    3. Mas não se esqueça que esses processos todos podem sumir num simples passo de mágica com uma simples troca de CPNJ. E que a Athenas Paulista também tem o total apoio da população que tem memória curta e acha que a Athenas Paulista era bem melhor que a Suzantur, se esquecendo de todos os problemas que a antiga empresa tinha.

      Excluir
    4. O CNPJ vai ser diferente, mas o Sobrenome será o mesmo. Lembrando que o MP, a Promotoria e a Defensoria estarão no dia da abertura dos envelopes. E o que vai contar também, será justamente esse "sobrenome" A Suzantur não está investindo todo esse dinheiro aqui para ficar apenas até o final do ano. Não podemos esquecer esse detalhe. Se a athenas dependesse do meu apoio, ela JAMAIS teria. Nunca gostei dessa empresa que sempre fez questão de colocar ônibus básicos na cidade. A volta dessa empresa aqui, seria novamente, um RETROCESSO.

      Excluir
    5. Memória curta? Que nada. Não dá para negar que o operacional da Athenas era MUITO melhor que o da Suzantur. Nunca se viu tanto ônibus com porta quebrada, letreiro quebrado, campainha quebrada, e também nunca se viu tanto atraso como está tendo agora. Não dá nem para comparar. A única coisa que a Suzantur tem de melhor é uma frota mais nova.

      Excluir
  7. A Suzantur começou a operar emergencialmente hoje, o corredor de transportes que antes era operado pela Guarará. Os ônibus que ela mandou para lá, nem se comparam aos que ela colocou aqui... Enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe qual é a diferença? Lá a prefeitura vistoriou todos os 71 ônibus antes de eles entrarem em operação. Já aqui a empresa sempre fez o que quer, e a Prefeitura caga para o transporte público, e não tem a menor noção de como ele funciona.

      Prova disso é que, na primeira semana, ela botou Volare em linhas como a 34, 39, 65 e 66, e midis em linhas como a 23, a 27, a 55 e a 60. Nem ela nem a prefeitura tinham a mínima noção do que era a demanda dessas linhas.

      Se a Prefeitura não ficar em cima, nem Athenas, nem Suzantur, nem empresa nenhuma vai cumprir à risca o edital.

      Aliás, a Paraty é outra que não cumpre. Pelo contrato do transporte escolar, é média de 10 anos e máximo de 15 para os ônibus. Mas tem vários Urbanuss ano 98 rodando no Escolar daqui.

      Excluir
    2. A prefeitura não tem noção de nada do que acontece e como "funciona" a vida na cidade. E do jeito que fizeram tudo correndo e de última hora, o resultado só podia ser esse. Lamentável isso q tá pra acontecer, por isso essa cidade não vai pra frente, parece terra de coronéis do sertão nordestino. Terra de ninguém, terra sem lei!

      Excluir
    3. Eu estava olhando no OB os ônibus. Ela colou os Torinos padrão curto 0 KM e Torinos alongados com portas à esquerda, também 0 KM. Gran Via 2014 também foram para lá. Ou seja, os ônibus que eles disseram que viriam para cá, foram mandados para lá. Aqui só ficaram os refugos do Rio de Janeiro. E um monte de micro ônibus que vivem lotados. Por que a Suzantur não manda esses micros para lá??? Tenho dó de nós sancarlenses. Passamos 30 anos vivendo de restos da athenas. Agora, vamos viver mais sabe lá Deus quanto tempo, de restos da Suzantur.

      Excluir
    4. Acho que agora ficou bem claro à população que o problema não é só a empresa de ônibus e sim as autoridades desta cidade.

      Excluir
    5. Com certeza. As autoridades que deveriam fazer alguma coisa; Durante 30 anos, ninguém se preocupou com o transporte aqui, graças aos agrados financeiros (dinheiro por fora) que a nossa finada empresa dava de presente aos nossos governantes. Tanto é que não foram cumpridos nenhum dos itens do Edital de 2004. Deixou de ser recolhido FGTS e outros direitos dos funcionários durante anos, e ninguém fez nada. Todo mundo fingia que o transporte estava bem. Até hoje a finada empresa desafia as autoridades Judiciais locais, fazendo de conta que eles não existem. Se aqui fosse uma cidade séria, já teriam metido o pé na bunda dessa athenas, há muito tempo. E dessa Suzantur também...

      Excluir
  8. Realmente, eu também ví!! Os ônibus 0 km que eles disseram que viriam, foram para a emergencial de Santo André. Eles guardaram esses carros por tanto tempo, só para mandar para para eles lá. E nós aqui, ficamos com os micros, com os refugos e com os atrasos. E viva São Carlos!!!!

    ResponderExcluir
  9. a athenas vai voltar com 14 linhas na quarta depois vai 14 por semana e assim vai voltar todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acha????? Quem falou uma loucura dessas pra você ???? Onde você viu isso ??? Esse pesadelo novamente, NÃO!!!!

      Excluir
    2. Calma, são apenas boatos. Frota com apenas 10% de acessibilidade e 30 anos de uso não são mais aceitos. Boatos apenas.

      Excluir
  10. vai sim a athenas esta indo buscar uma liminar na segunda feira em sao paulo os carros da athenas ja estao prontos para voltar na ativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou acompanhando o processo e por enquanto, continua na mesma. Não houve nada ainda. Nenhum Juiz daria parecer favorável a uma empresa que tem dívidas trabalhistas e processos mil. Lembrando que a athenas está 100% irregular. Já tivemos uma triste surpresa nas eleições. Só falta essa má notícia para afundar de vez a cidade.

      Excluir
  11. Ahh tá!!! Suponha que ela volte. Quem vai pagar o salário dos funcionários?? A athenas??? A empresa está falida, e se ela pensa que vai contar com o subsídio da prefeitura da pagar motoristas e cobradores, está bem enganada!! A prefeitura não tem dinheiro nem para pagar mais os funcionários públicos que dirá depositar subsídio. E outra, por determinação judicial, tudo o que for depositado para athenas, a justiça descontará para pagar os inúmeros pedidos de indenização causado por acidentes dentro e fora dos seus ônibus. E ai??? A coisa não tão simples assim.

    ResponderExcluir
  12. Enquanto isso, os passageiros de Santo André, aprovam o primeiro dia de operação da Suzantur lá na cidade. Ônibus 0KM em boas condições, sem atrasos etc; lá o Sr. Claudinei procurou providenciar tudo dentro dos padrões de qualidade da cidade de Santo André; já aqui, não podemos dizer o mesmo... Fiquei triste ao ler isso. Por ver a diferença que fizeram entre são carlos e Santo André.

    https://diariodotransporte.com.br/2016/10/08/passageiros-com-duvidas-e-bilhetagem-incompleta-marcam-primeiro-dia-da-suzantur-em-santo-andre/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não está tudo às mil maravilhas. Tinham afirmado que entraria 13 articulados, e colocaram apenas 5 em operação. E ainda não estão parando no corredor, por não terem portas à esquerda com embarque em nível. Os Torinos Volvo estão no lugar dos demais articulados.

      E vieram 20 Torinos 2011/11 da Piracicabana. Não sei se estão melhores que os nossos ex-RJ.

      Mas de fato é uma frota melhor que a que trouxeram para cá.

      Excluir
  13. Pois é... Mas não podemos negar q a prefeitura e demais autoridades públicas e políticas de nossa cidade tem uma parcela de culpa nesse caos q se implantou aqui. Não houve preparação nenhuma da vinda da empresa para cá, a culpa não é só da Suzantur, ela é co-responsável pelo q aconteceu, tem outros culpados, até mais do q ela.
    Devia ter gente por aí querendo ver o circo pegar fogo, e conseguiu, para deleite de alguns.
    Qto a athenas, só pode ser coisa do tinhoso, ninguém se lembra de acidentes e outras quase tragédias provocadas por essa "empresa". Deve ter gente q fez pacto com o coisa ruim, só pode, imagina o q vai virar isso aqui, dá até medo de pensar.

    ResponderExcluir
  14. Fiquem tranquilos. Aconteça o que acontecer, a athenas NÃO volta. Nem para transporte rural em áreas do sertão. Essa possibilidade está totalmente descartada.

    ResponderExcluir
  15. A Athenas já vem há tempos tentando algo na justiça, e pode até conseguir alguma liminar (pouco provável, pois a empresa nem contrato tinha mais). Mesmo que consiga, logo derrubam. Foi assim em Mauá. A Leblon conseguia liminares, operava, caiam as liminares, e ela parava.

    Se a Suzantur quiser segurança jurídica, tá fácil. Licitação tá aberta. Só apresentar uma proposta daqui a 10 dias e pronto, pode conseguir um contrato de 10 anos, prorrogável por mais 10. E vale para a Athenas também. Quer voltar? Beleza. Só apresentar uma boa proposta na licitação, e cumprir o edital. Consegue?

    ResponderExcluir
  16. A empresa só conseguiria voltar, se o tempo do contrato ainda estivesse vigente, e a empresa estivesse cumprindo o edital corretamente, sem dívidas e nem processos de qualquer ordem. O que não ocorre quando ela entra com esse mandado de segurança. Como a empresa quer reaver algo que não possuía mais há mais de dois anos, e por conseguinte, nunca cumpriu uma clausula do contrato no período de 2004 a 2014; dívidas trabalhistas e processos por não depositar o FGTS e outros benefícios aos trabalhadores; processos por indenizações devido acidentes dentro e fora dos ônibus, em especial o de uma senhora que ficou tetraplégica em acidente dentro do coletivo; eu poderia enumerar vários fatores que impedem a empresa de voltar, mas espero que a Justiça e a defesa da Suzantur - caso haja algum problema de ordem juducial - hajam com argumentos plausíveis e com certeza ganharão o direito de permanecer na cidade e participar da Licitação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A empresa nunca ajudou essa senhora que ficou tetraplégica. A família que teve que correr com tudo.

      Excluir
  17. E continua o Show de ônibus novos na estreia da Suzantur em Santos André. Dá até "pena" de ver os ônibus que eles colocaram lá... Coitados de nós aqui...

    ResponderExcluir
  18. E mais reclamações à respeito dos micros nas linhas 03 e 24. Saiu uma reportagem no São Carlos em Rede. Eu pego essas linhas todos os dias para ir ao trabalho e voltar; e de fato estão lotadas. Só de Sábado alguns horários e domingos que as linhas trafegam sem passageiros. Mas durante a semana não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... mas agora, todas as melhorias estão voltadas para Santo André. Todos os ônibus 0 km e outras benfeitorias estarão destinadas à Santo André. Porque lá sim é cidade. Aqui; bom, aqui nunca foi cidade mesmo...

      Excluir
  19. Pessoal, trabalho e moro em São Carlos, porém nasci em Snato André, vivi muito tempo lá, meus pais moram lá e pelo menos duas vezes por mês estou lá. A região da cidade que a Suzantur assumiu lá é uma das que mais populosas e ainda que cresce muito. A Expresso Guarará mantinha o monopólio daquela parte da cidade, que recebe somente dias linhas de outras empresas (I05 da ETURSA e B47 da Viação Vaz). O fato é que a operação emergencial lá esta sendo bem diferente daqui devido a fiscalização feita pela SA Trans (empresa municipal gestora dos transportes na cidade). Nem tudo lé é mil maravilhas, mas multas são aplicadas as empresas que não cumprem viagens e horários e que deixam de renovar a frota dentro do prazo estabelecido. Enfim, gosto das duas cidades, tenho certeza que as duas necessitam do melhor que existe em transporte. Porém, o governo municipal deveria fazer a sua parte e não ser omisso como é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, aqui nunca houve fiscalização por parte dos prefeitos e dos vereadores graças a "gratificações mensais" (dinheiro). A empresa antiga nunca cumpriu um item sequer do edital no período de 2004 e 2014. A prefeitura e os vereadores simplesmente "esqueceram" que a cidade tinha transporte coletivo - lembrando que esse "esquecimento" era e sempre foi por conveniência - e tinha haver com as tais gratificações. E aqui, a coisa é e sempre será dessa forma. Quanto mais dinheiro ganharem, mais esquecido o transporte será...

      Excluir
  20. Tem vários Torinos curtos lá. Parece que os trinta Torinos 0 KM foram todos para lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Os de prefixo mais alto começaram a rodar em Mauá ontem (como o 1128 e 1130).

      E é bom ressaltar que a Suzantur colocou uma grande quantidade de ônibus curtos para rodar em Santo André. Dos 71 ônibus, pelo menos 50 são OF-1418, OF-1519 e 15.190 OD. Me parece que tem uns 20 Torinos OF-1418 ex-Piracicabana, 15 Svelto Midi 15.190 OD, e uns 15 Torinos OF-1519 novos.

      De ônibus longo lá tem 5 articulados, 7 Torinos Volvo, 2 ou 3 Apache Vip III iguais aos daqui, e uns 2 ou 3 Gran Via.

      Excluir
    2. Cadê os novos que viriam para cá?? Aqui a frota está composta por apenas 109 ônibus. O razoável seria mais ou menos 120 a 130. Os especiais e reservas dependeriam desses ônibus para ajudar nos horários de pico. A impressão que dá, é que existe falta de interesse da empresa em melhorar a situação por aqui. Porque através de Santo André, vimos que a Suzantur arruma ônibus rapidinho para solucionar os problemas.

      Excluir
    3. Ela está operando com frota reduzida em todas as cidades. Em Mauá o edital determina 248 ônibus, sendo 44 deles articulados ou de 15 metros. Mas hoje não tem nem 200 ônibus rodando na cidade, e só 11 são trucados.

      Em Santo André a frota exigida é de 84 ônibus, e ela por enquanto trouxe 71.

      Excluir
    4. Lembrando que tanto em Santo André, como em São Carlos ambos são contratos emergênciais, se em alguma cidade não der certo já há frota sulficiente para repor nas outras cidades.
      Claudinei Brogliato tem utilizado de uma estratégia que vi poucos empresarios fazerem o mesmo, alugar um veiculo nos contratos emergenciais, pra só depois de concluida a licitação, começar a investir de fato em ônibus novos.

      Sobre Santo André na cidade haverá segundo turno, então de um lado o governo tenta tirar vantagem da situação com frota zero km, e do outro a oposição faz vigilância pesada pelo mesmo motivo, se não fosse esse fato é muito provavel que os carros mais novos acabassem indo pra Maua mesmo, e os já rodados fossem pra Santo André.

      Excluir
    5. Tudo jogada política. Será que a Suzantur fica em são Carlos?? Alguém da algum palpite???

      Excluir
    6. O prefeito de Santo André deveria ter visto o que aconteceu com o prefeito daqui, ao resolver trocar empresa de transportes em pleno período eleitoral.

      Mesmo com frota nova, toda transição tem problemas. Não vai ser diferente em Santo André, ainda mais trocando articulados por ônibus menores no corredor.

      Excluir
    7. Ouvi especulações que a Cruz ou alguma empresa do Constantino, vai jogar pesado para entrar em São Carlos, será? Dia 18 teremos a resposta.

      Excluir
    8. Grande Londrina é do grupo Constantino. Excelente empresa. Se ganharem a licitação, estamos feitos. Vou torcer para isso acontecer.

      Excluir
    9. Suzantur e Athenas nem pensar. Já mostraram que não servem para o transporte da cidade. Vamos torcer pelo novo.

      Excluir
    10. Os ônibus da Grande Londrina são bons!!!

      Excluir
  21. Senhores, segue no link abaixo exemplo de atuação do poder público no transporte coletivo: http://www.dgabc.com.br/Noticia/1809278/satrans-multa-em-r$-351-a-expresso-guarara-por-onibus-acima-da-idade
    O valor da multa é baixo, mas já é alguma coisa. Volto a falar que lá não é tudo perfeito, existem diversos problemas políticos e suspeitas envolvendo os empresários e políticos da cidade (Ronan Maria Pinto, caso Celso Daniel......e por ai vai.

    ResponderExcluir
  22. Lá o Poder Público faz alguma coisa. Bem diferente daqui.

    ResponderExcluir
  23. Eu estava dando uma olhada nos ônibus da Empresa Leblon que operou lá em Mauá. O pessoal da cidade sempre falou bem dos ônibus e do sistema deles. A população e Mauá sente saudades deles. Me pareceu ser uma boa empresa. Claro que ela não é do estado de são paulo. A Leblon é do Paraná. Bem que ela podia tirar o edital aqui e mandar uma proposta. Se ganhasse estaríamos feitos.

    ResponderExcluir
  24. Falando nisso, quem será que vai ganhar a Licitação?? Será que tem empresa interessada?? Até agora ninguém falou nada. Impossível nenhum grupo do Brasil ter se interessado. Por pior que esse vilarejo seja, é vantagem para uma empresa concorrer e ganhar a exploração do transporte coletivo. Vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  25. Passei agora tarde em frente a garagem da athenas e dei uma olhada ate onde da pra ver. Os carros estao todos la , inclusive vi alguns vitorias. Entao aqueles boatos de que foram reencarroçar é balela. Tem uma fila com 4 ou 5 megas prontos pra sair da garagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe não foram todos vendidos. E estão esperando para ir embora??? Meu sonho era ouvir justamente isso: que a justiça determinou que todos os ônibus fossem vendidos para pagar TODAS as dívidas trabalhistas da empresa. Já pensaram que maravilha. Não sei o que a Justiça(???) espera para fazer isso.

      Excluir
    2. Já pensaram esse pesadelo voltar?? Tenho até medo de imaginar isso. Porem eu penso; se isso acontecer foi graças a brecha que a Suzantur deu em fazer uma operação emergencial meia boca!!! Se ela tivesse trazido ônibus grandes e um pouquinho melhores, tivesse cumprido com os horários, trajetos, tivesse mantido linhas especiais etc, isso provavelmente não aconteceria. Porque não haveriam argumentos contra a Suzantur. Nossa, só de imaginar aqueles Vitórias, S21 e Megas 2004 novamente na ativa, me dá até uma náusea. Jesuis, que nos livre desse mal...

      Excluir
    3. Imagino a repercussão que isso ia dar no noticiário. Ainda bem que a Suzantur tem um excelente advogado. Ele é experiente e tem um bom curriculum. Sabe com certeza como lidar em uma situação dessas. Acredito que ele não vai deixar a bola cair.

      Excluir
  26. Pessoal estamos com um grupo no wpp pra tratar desses assuntos mais maior velocidade, quem quiser entrar é só deixar o número, estamos com 7 participantes no momento.

    ResponderExcluir
  27. Linha 24 atrasada e lotada!!! Linha 03 lotada. São pouquíssimas as viagens que tem pouca gente. Na maior parte do dia, essas linhas vivem cheias.

    ResponderExcluir
  28. Comentário interessante sobre a Athenas. Se caso os ônibus dela foram embargados pela justiça, para pagamento dos direitos trabalhistas dos motoristas e cobradores, ela não poderá colocar os ônibus na rua. Olha que maravilha.

    ResponderExcluir
  29. Ônibus da Athenas todos posicionados na garagem da Andrade Egas; como se fossem sair. Para onde serão levados esses ônibus?? Será que venderam???? Achei estranho!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para as ruas de São Carlos, infelizmente. O pesadelo vai voltar, depois de amanhã, não quero nem pensar nisso!!!

      Excluir
    2. Mas como isso vai acontecer??? Da onde esse boato saiu??? Como eles conseguiram isso??

      Excluir
    3. Conseguiram isso com o apoio da população que, com a má qualidade do transporte prestado pela Suzantur, ficaram extremamente insatisfeitos, se esqueceram dos problemas que tinham nos tempos da Athenas Paulista, e pensam que com a volta da Athenas Paulista acham que vão ter um transporte de qualidade muito boa.

      Excluir
    4. O pessoal da Athenas tá confiante que vai obter uma liminar para voltar a operar, e a boataria tá forte mesmo.

      Eu só acredito vendo. Não vejo porque dariam uma liminar para uma empresa que nem contrato tem voltar a operar. E, mesmo que consigam, acho que logo derrubam. Pode ficar como a Leblon em Mauá, que conseguia liminares e voltava a operar; caiam as liminares e ela parava. Mas não dura.

      Excluir
    5. Não conseguem. E outra, a Suzantur tem um excelente advogado. Fiquem tranquilos. O pesadelo Não vai voltar.

      Excluir
    6. Deus te ouça, cara. DEUS TE OUÇA!!!

      Excluir
  30. Acabei de olhar o processo do mandado de segurança que athenas impetrou contra MP, Defensoria e Prefeitura Municipal. O processo foi colocado em pauta para o dia 24/10/2016. Saberemos o que vai acontecer a partir dessa data. Agora, era fato da Suzantur tentar melhorar a sua operação aqui na cidade para não dar motivos para os Juízes que vão analisar esse pedido, darem ganho de causa a essa empresa. Mais uma vez eu digo, a athenas devido ao seu contrato vencido, não cumprimento do edital, seus processos de ordens diversas, trabalhistas, indenizações, dívidas etc, não terá ganho favorável. Mas nunca sabemos. Vamos acompanhar.

    ResponderExcluir
  31. Acabei de ver no site do TJ que o processo será julgado no dia 24.

    ResponderExcluir
  32. Quem quiser acompanhar o andamento do processo é só entrar na TJ, Vara do Direito Publico - processos - 2ª Instancia - e colocar esse número: 2179893-58.2016.8.26.0000 - Acompanhem.

    ResponderExcluir
  33. Alguém sabe dizer quais empresas de transporte são do Grupo Constantino ???

    ResponderExcluir
  34. Hoje eu andei no Apache Vip II - número 187. Parecido com o Torino, o ônibus tem o piso taraflex, não faz barulho e não chacoalha. Não sei se é impressão minha, mas os ônibus da Mercedes Benz parecem ser melhores que os da Wolks - MAN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já gosto mais de andar nos Torinos. Os Longos de 03 portas... São Bastante confortáveis. Os Apache Vip III também são muito silenciosos e mais confortáveis ainda...

      Excluir
    2. Acho o oposto. Os VW da Suzantur estão bem melhores, e andam bem mais. Já esses Mercedes ex-RJ, com exceção dos carros ex-Penha, tem um desempenho bem ruim. A maioria sofre nas subidas.

      Excluir
  35. Vocês sabem se vão vir alguma ônibus diferente para cá nesse período?? A frota da Suzantur está operando com apenas 109 carros. Alguém tinha dito que após as eleições, viriam mais ônibus para cá. Mas até agora, nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza teremos que nos contentar com esses 109 carros. O necessário seria ter em torno de 130 ônibus. Mas duvido que tragam. Agora, a pupila dos olhos da Suzantur, é Santo André. o importante é o bem estar daquela população. Nós, é outra história.

      Excluir
  36. Em Santo André, as pessoas começaram a reclamar da Suzantur. Com relação a horários e ônibus inadequados para fazer o tranporte. Em Mauá, também não faltaram reclamações relacionadas à atrasos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curioso que em Mauá, os ônibus passam com frequência de 5 a 10 minutos de intervalos. Tento imaginar como seria isso aqui na cidade. Meio inimaginável isso. Mas eles conseguem ter esse intervalo entre um ônibus e outro...

      Excluir
  37. Linha 03 e 24 novamente lotadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ministério Público e a Defensoria resolveram esquecer dos usuários do transporte coletivo??? O prefeito vai sair porque acabou o seu mandato... Mas vocês são permanentes!!! Favor, fazer alguma coisa...

      Excluir
    2. Lembrando também que existe a Promotoria!!! Ela também é fundamental!!!

      Excluir
    3. O Ministério Público está esperando a licitação definitiva. Com ela concluída, a Suzantur também vai sair. Porque ele se manifestaria agora?

      Excluir
    4. Eu vi ontem essa matéria. Procurei alguma coisa hoje, mas ainda não encontrei nada. A coisa lá começou a pegar fogo!!!! Será que vai ficar igual aqui???

      Excluir
  38. Para quem acha que em Santo André está às mil maravilhas a operação da Suzantur, vejam essa matéria:

    https://diariodotransporte.com.br/2016/10/11/superlotacao-e-atrasos-marcam-primeiro-dia-util-da-suzantur-em-santo-andre/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A população de Santo André, está sentindo na pele o que nós sancarlenses estamos sentindo há dois meses. Só que alguém faz alguma coisa em benefício a população. Bem diferente daqui!!

      Excluir
  39. Alguém sabe de alguma empresa famosa do grupo Constantino??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grupo Constantino tem inúmeras empresas. No transporte urbano atuam Itamarati, Empresa Cruz, Piracicabana, Turb, dentre outras. Essas são ligadas ao grupo BR Mobilidade, do Nenê Constantino.

      Há também empresas ligadas a parentes dele, como a Reunidas Paulista e a STU (ligadas à Aurivânia Constantino), Pássaro Marron e Cidade Canção(ligada ao Pedro e ao Paulo Constantino), etc.

      Excluir
  40. Números dos ônibus q não estão passando cartão antigo:
    101 a 106, 108, 112, 114, 116 e 117, 123, 125, 156, 166, 169, 171, 178, 189, 191, 193, 195, 198, 200 a 204, 206 e 207
    http://www.saocarlosemrede.com.br/sao-carlos/suzantur-divulga-numero-dos-onibus-que-nao-passam-cartao-da-athenas-paulista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 194 não tá na lista, mas tinha um papel do lado da porta dianteira constando que não aceitava.

      Excluir
    2. 121 também, se não me engano. Vi ele ontem.

      Excluir
    3. 121 linha 42 Shopping...

      Excluir
    4. Eu vi o 106 agora à noite, e tem os 2 validadores nele. Pelo jeito fizeram a lista de qualquer jeito.

      Excluir
    5. É mesmo, tá faltando o 129, 170, deve ter outros faltando e colocados a mais. Parece q a pessoa q fez inventou uns números na cabeça e saiu jogando por ai.

      Excluir
  41. http://www.jornalpp.com.br/cidades/item/112603-athenas-diz-que-nao-tem-um-tostao-furado-e-procon-orienta-a-denunciar-empresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curiosíssima essa declaração do Sr. athenas paulista. A empresa não tem um Tostão Furado!!!!!! E como é que eles querem voltar a operar o sistema de transportes aqui na cidade???? É uma coisa difícil de entender...

      Excluir
    2. No meu ponto de vista, para a empresa voltar a operar o transporte aqui na cidade, ela teria que ter no mínimo uma frota de ônibus novos. Isso estamos cansados de saber que ela não tem. Teria que quitar as dívidas com os funcionários; coisa que ela também não fez; se livrar dos inúmeros processos que a assombram; coisa também que será difícil de acontecer; devolver os valores das recargas feitas... Eu acredito que isso não irá acontecer. Era mais fácil a Suzantur pagar o salário desses funcionários da athenas, para que eles transferissem o valor dos cartões BIS da athenas, para os cartões Bus Fácil. A coisa é fácil de ser resolvida.... Mas.... Estamos numa cidade complicada chamada são carlos.

      Excluir
  42. Pelo jeito os trucados foram embora? Nao tenho visto eles. Na linha 40 nao estao mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só sobraram, por enquanto, os da 52. Não sei se eles também se vão.

      Já estão rodando em Santo André o 151 e o 157.

      Excluir