domingo, 28 de agosto de 2016

Torino - Suzantur

Encerrando a atualização, mais dois Torinos da Suzantur, prefixos 167 e 175, ambos Mercedes-Benz. Fotos tiradas em agosto de 2016 em São Carlos (SP).

78 comentários:

  1. Hoje na linha 38 tem um Torino com o prefixo 180. Ou seja, já são pelo menos 20. Ele é ex-Montes Brancos também, mas com chassi OF-1418 (ou seja, mais curto que os das fotos acima).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os torinos vão de que a número a que numero??? Tinha alguns ônibus na garagem. Acho que chegaram mais. No sábado a Suzantur assume mais 14 linhas.

      Excluir
    2. Só vamos esperar que eles nao coloquem os micros novamente. Espero que eles tenham aprendido com o erro anterior. Vamos aguardar para ver...

      Excluir
    3. Eu já vi o prefixo 161 ao 175, e também esse 180.

      E tem 4 buracos ainda, prefixos 157 a 160. Devem estar reservados para carros que virão de Mauá para cá, como o 155 e o 156.

      Quanto aos micros, devem voltar à operação quando a empresa assumir as linhas de menor demanda. Nos picos tem alguns rodando.

      Excluir
  2. deve chegar mais trucados também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado. Os trucados são lentos, difíceis de manobrar, e atrasam muito. Como já disse aqui, colocaria eles para Santa Eudóxia. Talvez nos picos para o Zavaglia e Antenor.

      Excluir
  3. Eu acabei de entrar no site do Ônibus Brasil; na Suzantur Mauá, tem foto de uns Torinos Mercedes Benz, sem o logotipo de Mauá e sem número. Existem suspeitas de que eles virão para cá. Será que vamos ter ônibus novos?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi tbm as fotos e estão na garagem de Suzano, será que aparecera algum por aqui.

      Excluir
  4. Olha, o fato de não ter Mauá escrito nos ônibus e também de não estarem numerados, dá a impressão ou sugere que eles poderão vir sim, para cá. O que me estranha é essa demora deles tomarem decisões. Parece que eles são muito lentos em atitudes. Essa demora é que chateia.

    ResponderExcluir
  5. Pelo prefixo (1110) deve ser para Mauá. As placas são de Mauá, e a pintura também (só falta o adesivamento).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela estão na dúvida se esses ônibus vão ficar em Mauá ou virão aqui para São Carlos. Vai depender da logística deles lá. Vamos torcer para virem aqui para cidade. Parece que são mais de 30 ônibus.

      Excluir
    2. O que rola de boato, é que assim como o Claudinei conseguiu negociar com os sindicatos tanto de Maua como de São Carlos, pagar a mais para o motorista dirigir e cobrar, esses convencionais de 32 assentos susbtituiriam os onibus com cobrador.
      Resumindo frota nova com enxugamento da mão de obra, deve ser tendencia em muitas cidades.

      Excluir
  6. Alguém sabe quais linhas serão assumidas pela Suzantur neste sábado!?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A informação que rolava em agosto é que seriam as linhas 04, 10, 20, 30, 32, 51, 52, 53, 54, 57, 61, 62 e 64. No caso, a 53 e a 64 devem ser assumidas apenas na segunda-feira.

      Essas 13 linhas demandam 19 ônibus (sem contar especiais e frota reserva).

      Excluir
    2. Hummm. 19 ônibus. Será que a empresa teria esses ônibus disponíveis?? Se bem que chegaram mais Torinos curtos. Tem bastante lá na garagem. E vários começaram a circular. Vi três hoje de manhã. Só não consegui ver os prefixos.

      Excluir
    3. Tava fazendo as contas mas n sei se estão corretas, são necessários 11 mids e 8 grandes ( se colocar mid na 61 e na 62) fora os reservas

      Excluir
    4. Eu acho que Mídis não daria nestas linhas. Teria que ser do tamanho dos torinos que chegaram para ônibus maiores. Mídis nessas linhas, será repetir o mesmo erro de quando assumiram as linhas do Aracy. Torinos curtos e grandes seria o ideal.

      Excluir
    5. Na 04, na 32 e na 53 eu acho que dá para operar com midis como os Vip 2 e os Spectrum. Olhe lá se não vão botar Volare...

      Excluir
    6. Acho que o grande "chute", foram esses Volares. Esses ônibus deveriam ser vendidos apenas para transporte de funcionários de fábricas e empresas. Jamais para transporte coletivo. Transporte coletivo tem que ser feito através de ônibus convencionais. E não, por esses micros.

      Excluir
    7. Os Volares são adequados para linhas de baixa demanda, como a 17 ou a 43, por exemplo.

      Excluir
  7. os mids que me refiro são tipo os apaches da athenas

    ResponderExcluir
  8. E amanhã é o grande dia!!!! O lançamento do Edital da Licitação do Transporte Coletivo de São Carlos!!! Quem acredita que sai, levanta a mão!!!! (eu duvido que esse edital vai sair. Às vezes chego a imaginar que esse edital nunca foi confeccionado. Por isso que adiam tanto; porque não foi feito).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tá no Primeira Página que não sairá no Diário Oficial de amanhã.

      http://www.jornalpp.com.br/cidades/item/110731-edital-do-transporte-publico-e-adiado-pela-2-vez

      Excluir
  9. Deve estar "sobrando" carro grande agora, antes os especiais eram só com Volare e mid e hj já tem Vip 3 fazendo especial do Aracy e o letreiro do 140 tá funcionando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa "sobra" chama-se Ministério Público e Promotoria. Eles estão de olho, fiscalizando. Existe um processo aberto para fiscalizar os serviços da Suzantur. Por essa razão que a coisa está indo. Até o dia 05/09 eles tem que mostrar que a qualidade dos serviços prestados por eles, estão de acordo. Caso contrário, eles poderão ter problemas.

      Excluir
    2. É, primeira vez que eu vejo o painel eletrônico do 140 funcionando. Espero que arrumem também o do 138, 143, 147, e outros.

      O 141 tava fazendo especial para o Aracy II. Mas também vi Volare fazendo especial para o Zavaglia e para o Aracy I. Imagine semana que vem, com mais 13 linhas...

      Excluir
  10. Reportagem do jornal pp diz que licitaçao foi adiada denovo.kkkkk alguem tinha duvida? Isso num sai esse ano nao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles não liberam o Edital do Transporte Coletivo, porque não foi feito. Não existe edital. Só por isso.

      Excluir
    2. Sai amanhã, de acordo com a EPTV

      Excluir
  11. Em alguns onibus pintaram o slogan prefeitura de sao carlos. Vi em alguns volares. Um torino 179 travou agora na praça dos coqueiros. Foi embora aos trancos. Kkkkkk. Via muito isso com a athenas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 147 tá assim. Brasão e nome enormes da Prefeitura. Deveriam fazer algo mais discreto.

      Isso quer dizer que está morto o menino Sitrans.

      O painel eletrônico do 147 aparentemente foi trocado, assim como o do 140. Ou então a programação está diferente.

      Excluir
  12. Vi um motorista reclamando do anjo da guarda que colocaram nos onibus, ele além de limitar a 60km/h tbm limita o giro a 1500rpm por isso estão sofrendo pra andar.

    ResponderExcluir
  13. Agora imagina o motorista que costumava "voar" com os 17.210 6 cilindros na 52 com aquela estrada vazia pegar um 1721btV com 4 cilindros e anjo da guarda segurando ele a 60km/h (na 52 eles chegam a 100km/h brincando), vai atrasar pra caramba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para a 44 e a 52, 80 km/h (que é o limite para ônibus na SP-318) estaria de bom tamanho. A segurança dos passageiros deve ser levada em conta também, mais do que a pontualidade.

      Também não tem porque andar a mais de 60 dentro da cidade. O que tá errado é o nosso sistema de linhas, que impede que o ônibus cumpra a tabela de horários andando normalmente.

      Mas será que os Torinos tem limitador? Andei no 163 domingo, e parecia que o motorista ia tirar o pai da forca, de tanto que corria.

      Excluir
    2. Por falar nisso, quais serão os ônibus que vão entrar em operação amanhã?!! Tem ônibus diferente na garagem mas não dá para ver a carroceria. Nao são torinos. Alguém arrisca palpites??!

      Excluir
  14. As próximas 34 linhas, demandarão quantos ônibus?!? Alguém tem idéia!?!? Daria mais ou menos uns 50 ônibus, fora os reservas e especiais!?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem menos.

      O primeiro lote que a Suzantur assumiu utiliza 25 ônibus.

      O segundo lote demanda 19 ônibus.

      Já as linhas que ainda estarão com a Athenas demandam 35 ônibus. Então é mais ou menos 18 em cada lote.

      Das linhas que a Athenas operará a partir de amanhã, só a linha 56 utiliza 2 carros. As outras são todas de 1 carro.

      Eu não sei como fizeram a divisão dos Especiais, mas é bem provável que semana que vem já teremos 60% Suzantur e 40% Athenas nas ruas.

      Excluir
    2. Então para entender, ao todo eles terão que trazer em torno de mais 50 ônibus, contando ja reservas e linhas especiais???!! Ou não. Lembrando que a frota da Athenas tinha aproximadamente 150 ônibus.

      Excluir
    3. A Suzantur já tem quantos ônibus aproximadamente???

      Excluir
    4. Acredito que são 74 ônibus. Prefixos 101 a 180. Os prefixos 153 e 154 eram dos S21, mas acho que foram desativados. Os prefixos 157 a 160 aparentemente ainda estão vagos.

      Excluir
    5. É... Então seriam necessários ainda, 55 ônibus para dar pelo menos uns 130. Tem muitos ônibus novos em Mauá. O pessoal de lá, acha que esses 0 KM vão para eles. Mas quem sabe a logística deles resolve mandar para cá. Já pensou???

      Excluir
  15. Hj tinha Vip 2 no circular da federal

    ResponderExcluir
  16. Fábio, amanhã, poste fotos dos ônibus nas linhas novas, assim como, se possível, os prefixos dos respectivos. Só para gente ir sabendo qual ônibus, está fazendo que linha...

    ResponderExcluir
  17. A 57 tá com o 171 mas o letreiro não é mais redenção, agora é pacaembu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A 10 estava com o 140 mas ele parou na viagem das 9h e o letreiro agora ta como são carlos 8

      Excluir
    2. Tá o 172 na 57 também

      Excluir
    3. Na 61 tem um vip2 duas portas, prefixo 180

      Excluir
    4. Vip II ??? Mas o 180 era um Torino e não um Vip II.

      Excluir
    5. Carro 181 é Apache Vip II ou Torino (curto/longo) ???

      Excluir
  18. O 178 um torino curto carro bem conservado, esta na linha 10.

    ResponderExcluir
  19. Vocês que estão acompanhando as novas linhas que foram assumidas pela Suzantur, viram algum ônibus diferente dos que já vimos. Foram trazidos outros ônibus???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi somente vip II com duas portas estilo os da paraty com cadeirante atras, não sei se veio mais alguma carroceria diferente.

      Excluir
    2. Deve ter sido alugado. A Suzantur Mauá não tem esse VIP II nessa configuração. Eles alugaram de outra empresa. Certeza.

      Excluir
  20. Chegaram mais Gran Vias trucados. Vi o 157 na garagem.

    Escala de hoje:
    L04 - 110
    L10 - 140(178)
    L13 - 141/142
    L18 - 143/144
    L20 - 137
    L27 - 147/148
    L30 - 145
    L31 - 156/177
    L32 - 120
    L34 - 146/162
    L38 - 163/164
    L39 - 180(134)/166
    L40 - 149/173
    L41 - 167/168
    L51 - 132/136
    L52 - 150
    L54 - 117
    L55 - 169
    L60 - 179
    L61 - 181
    L62 - 139
    L65 - 175
    L66 - 176

    O 181 é um Vip II ano 2011/12. Não parece estar muito conservado. Os Torinos que vieram da Montes Brancos estão melhores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reparem que, apesar de algumas trocas, há uma sequência na escala dos ônibus grandes. Então a escala dos ônibus convencionais, até o próximo lote de linhas, deve ser essa:

      L10 - 140
      L13 - 141/142
      L18 - 143/144
      L23 - 145/146
      L27 - 147/148
      L30 - 149
      L31 - 155/156
      L34 - 161/162
      L38 - 163/164
      L39 - 165/166
      L41 - 167/168
      L55 - 169/170
      L57 - 171/172
      L61 - 173
      L62 - 174
      L65 - 175
      L66 - 176

      Acima do 177 seriam reservas.

      As linhas 40, 52 e 60 devem rodar com os Gran Via.

      Já as linhas 04, 20, 32, 51, 53, 54 e 64 devem rodar com midis e micros mesmo. Pelo menos até o próximo lote ou até chegar mais carro.

      Excluir
    2. A 20 e a 51 acho que terao problemas com midis.

      Excluir
    3. Os torinos sao do 161 em diante?

      Excluir
    4. Sim, os Torinos são do 161 em diante. Quantos essas linhas, 20 e 51, creio que não ficarão com micros e Midis. O povo vai reclamar quando eles começarem a ficar lotados. Curioso é que até mudarem o ônibus, ninguém andava. É trocar o carro, todo mundo vai querer andar no "carro novo". Sei disso por causa da linha 28. Quando essa linha era feita pelo antigo 3319, ninguém andava nele. Parecia um ônibus fantasma. Depois que colocaram um micro na linha, todo mundo resolver ir para cá e para lá com ele. Gente que nunca tinha andado de ônibus na vida, resolveu sair de casa; com quê??? Micro ônibus. Vai entender!!!!!

      Excluir
  21. Vi o 185 Apache Vip ontem na garagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses Apaches são ex-Saens Peña / Nossa Senhora das Graças. Já foi uma das melhores empresas do RJ, e hoje é uma das piores. Não esperem muita coisa.

      Desses ex-RJ, os melhores são os ex-Montes Brancos mesmo, apesar de serem 2011.

      Excluir
  22. Então, vamos às próximas linhas a serem mudadas: Lote C = 01, 02, 03, 05, 08, 21, 22, 25, 35, 36, 37, 46, 47 e 56. Por fim, o último lote que seria Lote D. Vamos lá: 06, 07, 11, 12, 14, 15, 17, 19, 24, 26, 28, 33, 42, 43, 44, 45, 49, 58, 63 e 67. Estão aí a disposição as próximas trocas. Só espero que não demorem. Tudo indica que sábado que vem, teremos outra mudança. Que ônibus será que farão essas linhas??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá para entender a lógica da Prefeitura ao criar esses lotes. Botaram a linha 04 em um lote, e a linha 05, que é quase igual, em outro. Agora vão fazer o mesmo com as linhas 07 e 08, com a 01 e a 15...

      Excluir
    2. Também não entendo. Só espero que a mudança seja feita já, agora no dia 10/09 e 17/09. Espero que eles não fiquem jogando esses lotes cada vez mais para frente. Agora que tudo está acordado, com a bilhetagem funcionando, não teria sentido ficarem avançando as datas...

      Excluir
  23. Tirem fotos para gente ver esses "novos" ônibus.

    ResponderExcluir
  24. Inacreditável, mas saiu: http://www.saocarlosemrede.com.br/politica/prefeitura-publica-edital-para-contratacao-de-nova-empresa-de-onibus-em-sao-carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que as linhas foram remodeladas ou irá ficar do mesmo jeito, será que teremos mudanças.

      Excluir
  25. O quê dá para perceber, é que o Lote C que serão as próximas linhas que a Suzantur deverá assumir, demanda ônibus grandes. Tipo os Apaches Vip III ou os Torinos. O que não acontece por exemplo, com as linhas do último lote, (lote D) que demandaria ônibus pequenos e médios. Será que a Suzantur irá manter o padrão das linhas com seus respectivos tamanhos de ônibus ???? Eis a questão que fica!!! É só ficarmos de olho na garagem, para ver quais serão os próximos ônibus a chegarem.

    ResponderExcluir
  26. O Torino prefixo 174 é para utilizado para treinamento. Curiosamente, a placa desse veículo é cinza. Não é vermelha. Alguém sabe por quê ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é só a dele. Veja nessas fotos do 167 e do 175 que as placas também são cinza.

      O problema é que a Suzantur tem pegado os ônibus, e não tem transferido. Esses estavam registrados em nome de particular, e continuam assim.

      Excluir
    2. Deve ser tudo alugado,ja foi falado que se ela ganhar a licitação não irá ficar com esses ônibus, eles vão ser substituídos por carros 0km (periodicamente), porque não vale a pena comprar esses ônibus pra rodar 6 meses e depois não ter onde enfiar eles.

      Excluir
    3. Nossa!!!! é verdade!!! não tinha reparado na placa desses dois ônibus!!! realmente são de particulares (cinza)!! Meu Deus, de onde vieram esses ônibus?!?!?

      Excluir
    4. Esses Torinos de painel eletrônico branco são todos ex-Montes Brancos. Os que chegaram mais recentemente (176 a 180) tem placas vermelhas. Já os de painel laranja são ex-Penha.

      Excluir
  27. O pessoal de Mauá diz, que assim que os ônibus novos que estão lá, entrarem em operação, os ônibus ano 2014 que foram substituídos, virão para cá... Segundo eles, serão cerca de 80 ônibus. Só resta saber se isso é verdade. Li isso no OB.

    ResponderExcluir
  28. Falando nisso, cadê os ônibus prefixo 153 e 154?? Será que não vão preencher esses dois espaços??

    ResponderExcluir
  29. Eu estava la estação encosto um onibus e o motorista falo arace de sto antonio ninguem subiu ele deu volta na praça mudou o itinerario pra cidade araci quer dizer que quem ia pro arace e ia pegar em outro ponto se ferrou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Aracy, Aracê, é tudo parecido mesmo :P

      Mas Aracê não é a Athenas que opera? No sábado eu vi um Thunder da Athenas indo para o Aracê.

      E sim, tem motorista que não tá nem aí mesmo. Ontem teve um carro da linha 27 que ia para o Santa Felícia, e quando chegou na rotatória da Grécia ele já pegou a Grécia, e foi direto para a Estação Sul, matando 2 pontos. O carro da 55, que estava logo à frente, fez o trajeto correto, passando na escola Jesuíno.

      Excluir