quarta-feira, 8 de abril de 2015

Vitória - Athenas Paulista

Um dos Vitórias da Athenas Paulista, prefixo 14158, chassi Mercedes-Benz. Foto tirada em abril de 2015 em São Carlos (SP).

22 comentários:

  1. É pelo jeito vamos ver por muito tempo ainda esses vitorias caindo aos pedaços rodando pelas ruas da cidade. Nao tem ninguem com força suficiente pra tira-los daqui. Nem o ministerio publico. Essa empresa manda e desmanda na cidade

    ResponderExcluir
  2. pois é, bem colocado amigo "anonimo"! Uma lástima, são objetos de museu mesmo.

    ResponderExcluir
  3. O povo de São Carlos tem que se ferrar mesmo....Os Vitoria eram velhos..mas pelo menos tinha horario certo para passar..não caía roda e nem vidro igual a Sucatur...vcs pediram e o prefeito atendeu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais importante foi terem tirado a Athenas.... O que vier agora, é lucro!!!!

      Excluir
    2. Por enquanto o que veio foi prejuízo. Seja pontualidade, limpeza dos veículos, quantidade de horários e linhas, tamanho dos veículos, lotação, etc.

      Excluir
    3. Roda e vidro caindo foi sabotagem. Quanto aos horários... Já estava mais do que claro que o sistema de hora é inviável. Não é possível realizar a viagem em apenas uma hora. A cidade cresceu e o trânsito aumentou. Os Vitoria excediam e muito a velocidade para conseguir cumprir esses horários muito apertados e irreais. Creio que eles deveriam chegar a 80 km/h, ou mesmo a 100 km/h, colocando em risco a vida dos passageiros. Foi assim que uma das passageiras ficou tetraplégica. E não se esqueça do ônibus que pegou fogo e nem das paralisações que deixaram a população sem nenhum ônibus.

      Excluir
    4. Disse tudo cara, disso ninguém lembra! Respeito humano passava longe da outra empresa, tinha ônibus que corria mais que carro em rodovia, os motoristas sofriam muita pressão pra cumprir horário, pois é mais fácil assim do que mexer na tabela de horários, isso era cruel tanto com os funcionários (ai deles se atrasassem), quanto com a população. A Suzantur pra mim nem fede nem cheira, mas Athenas voltar é a pior coisa que pode acontecer. Que venha Paraty, Cruz, Transcorp, Itamarati, qualquer uma, menos Athenas!!!

      Excluir
    5. Sabotagem? E o 206 arregando na subida no Rancho Velho e colidindo em uma casa também foi sabotagem? E o 178 que soltou o eixo traseiro (e não saiu em nenhum lugar) também foi sabotagem?

      E as linhas e horários que a Suzantur simplesmente deu sumiço? Linha 21, depois que a Athenas saiu, nunca mais foi vista. Os especiais, nos horários de pico, foram reduzidos drasticamente, e os ônibus para os bairros mais populosos vão entupidos de gente.

      Alguém curtiu mesmo trocar o 31002 por um Volare na linha 03? São várias linhas rodando com ônibus minúsculos e lotados. Não sei como alguém pode falar que o serviço melhorou. A única melhoria foi na idade da frota. Fora isso só piorou.

      Excluir
    6. "Sabotagem? E o 206 arregando na subida no Rancho Velho e colidindo em uma casa também foi sabotagem? E o 178 que soltou o eixo traseiro (e não saiu em nenhum lugar) também foi sabotagem?"

      Sim, foi sabotagem.

      "E as linhas e horários que a Suzantur simplesmente deu sumiço?" Linhas de baixa demanda que só trazem prejuízo e servem para encarecer a passagem.

      "Os especiais, nos horários de pico, foram reduzidos drasticamente"
      Os especiais têm uma quilometragem ociosa muito grande, tanto para saírem da e voltarem para garagem, quanto para irem do ponto final de uma linha para o ponto inicial da próxima. o que os torna muito cara. Por isso, a prefeitura optou por incorporá-los às linhas regulares, seja como desvios, seja como reforço na frota. Aliás, os especiais são um remendo ao sistema "de hora", que se provou insustentável. Se tivéssemos outro sistema, não seriam necessários os especiais, bastaria colocar mais ônibus nas linhas regulares, que teriam intervalos reduzidos nos picos para atender a demanda. O número de linhas seria pequeno, apenas o necessário para atender a demanda do bairro. Os intervalos seriam os adequados para atender o bairro, não ficaríamos preso no "uma hora".

      "Alguém curtiu mesmo trocar o 31002 por um Volare na linha 03?"
      Azar o seu. Eu gostei de trocar aquela lata velha do Caio Alpha pelo Marcopolo Torino na linha 43.

      "os ônibus para os bairros mais populosos vão entupidos de gente"
      Isso aconteceu devido à fraudes como cartões vazios da Athenas Paulista, e a entrada inicial com Volares. Mas, com a chegada de veículos maiores, essa superlotação tem diminuído. Não está mais como nos primeiros dias. Os bairros mais populosos já estão com veículos maiores, e não tenho visto mais tanta lotação. Eu moro no Centro e vou ao Mercado Municipal observar os ônibus. Essa história de superlotação já está superada.

      Excluir
  4. Segundo a Suzantur a super lotação é por conta da gratuidade que aconteceu nesse período de lotação. Agora vem cá... a Athenas tem uma frota de 147 carros com 20 micros e a Suzantur tem 109 carros com 30 micros e 5 micrão. Tirem as suas conclusões sobre super-lotação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui ao Centro observar os ônibus. Uma vez, eu vi passarem três Vila São José juntos. Dois deles estavam completamente vazios. Eles tinham o validador da Athenas Paulista. Um deles estava entupido de gente. Ele não tinha o validador da Athenas Paulista. Conclusão: todo mundo estava usando cartão sem créditos da Athenas Paulista para andar de graça.

      Excluir
    2. E se há 30 micros e 5 micrão, foi porque a demanda caiu nos últimos 12 anos. E vai continuar caindo.

      Excluir
    3. Sim; isso está acontecendo justamente por causa disso. Ninguém vai querer andar espremido dentro de um micro ônibus. Se tivessem ônibus convencionais e com certo conforto, a população com certeza enxergaria o transporte coletivo com outros olhos. Mas acontece que ninguém nunca fiscalizou isso. E está dando no que está dando...

      Excluir
    4. Sim. Se a demanda caiu, agora vai cair muito mais. Só vai continuar utilizando o transporte público quem realmente não tem outra alternativa.

      Eu conheço gente que já tá deixando de ir para o trabalho de ônibus, e passando a ir trabalhar a pé, de bicicleta, de moto...

      Excluir
    5. A qualidade do serviço que a Suzantur está oferecendo, favorece isso. Um transporte de péssima qualidade. Eu mesmo, estou voltando a pé...

      Excluir
  5. A Suzantur é um lixo, eles não tem ônibus, e os que tem são tudo 4 cilindros aí não faz horário mesmo! A Athenas eram tudo 6 caneco!!! Tudo sucata do Rio de Janeiro... tirem essa empresa logo e volte a Athenas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não tem ideia do que está falando. Esqueceu-se mesmo dos problemas mesmo da Athenas Paulista. Por acaso, você gostou de ficar sem ônibus durante a paralização da Athenas Paulista? Não tem sucata na Suzantur. Athenas Paulsita nunca mais!

      Excluir
  6. Quem quebrou a Athenas foi o caloteiro do prefeito, se ele pagasse certo o subsídio mensal que a prefeitura devia para a empresa, nada disso estaria acontecendo. Os Torinos da Suzantur são do ano de 2011/2012 e estão com 800.000KM rodados. Os Megas 2007 da Athenas estão com 700.000KM rodados. #fica a dica

    ResponderExcluir
  7. Quem defende tão cegamente a Suzantur (que sabemos que é o tal Victor do Centro) certamente não utiliza o transporte público. Quem utiliza sabe o quanto piorou.

    Hoje não estão mais aceitando o cartão da Athenas, e os ônibus continuam superlotados, e ainda mais atrasados do que antes.

    Falta ônibus, falta motorista, falta tudo. Sabiam que hoje as linhas 53 e 64 estão operando com apenas um ônibus? Não há nada de diferente na UFSCar, dia útil como outro qualquer. Mesmo assim estão só com metade da frota. Provavelmente por falta de motoristas. E é assim, se espremam todos no 171 e no 179, e boa.

    ResponderExcluir
  8. Motivos dos atrasos:

    -> Muitas linhas rodando sem cobrador, o que demanda mais tempo nas paradas

    -> Muitos ônibus que vieram do RJ tem um desempenho sofrível, não conseguem encarar as ladeiras

    -> Os ônibus tem a catraca colada na porta dianteira. Nos da Athenas Tinha um espaço antes, que acomodava os passageiros, e agilizava o embarque. O ônibus saia mais rapidamente dos pontos, e os passageiros iam passando nas catracas ao longo do percurso

    -> Trocas de motorista muito demoradas. Só dar um pulo na Estação entre 14h00 e 15h00 e dar uma olhada. Chega a ficar sem espaço para parar ônibus, e a causar congestionamento

    -> Falta de informações. Muitos ônibus não tem plaquinhas informando a via, muitos letreiros não funcionam, e isso causa perda de tempo, com os passageiros perguntando.

    A empresa tem MUITO a melhorar para reduzir os atrasos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cade o Ministério Público e o Promotor que não se manifestam??? No começo estavam empenhados em manter uma "certa ordem" na empresa. Mas e agora??? Eu não vejo saída para nós passageiros...

      Excluir
    2. Cade a Licitação????

      Excluir