terça-feira, 27 de setembro de 2016

Mega 2006 - Suzantur

Encerrando, foto de um Mega da Suzantur, prefixo 203, chassi Mercedes-Benz, tirada em setembro de 2016 em São Carlos (SP).

86 comentários:

  1. Esse mega é do tamanho daqueles 15190 da athenas?

    ResponderExcluir
  2. É... Depois que eu li essa reportagem, fiquei sem conclusão. No final do texto, o dono da Suzantur, diz que não sabe se participaria da Licitação oficial. E que se a entrega dos envelopes fosse hoje - ele não entregaria nenhuma proposta. Ou seja, acho que a Suzantur não vai participar da licitação...

    https://diariodotransporte.com.br/2016/09/27/entrevista-dono-da-suzantur-diz-que-nao-recebeu-ainda-convite-para-contrato-emergencial-em-santo-andre-no-lugar-da-expresso-guarara/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A conclusão é que ele é empresário e deixou tudo em aberto, pois não tem obrigação de abrir o jogo.

      Os Torinos mesmo, se só os chassis já tinham sido produzidos, ele poderia modificar a encomenda para virem sem portas à esquerda. Então...

      Excluir
    2. Mas fico na dúvida; depois de uma declaração dessas, que não entregaria os envelopes caso fosse hoje o dia da entrega, me faz acreditar que eles não tem interesse em ficar aqui na cidade. Talvez pela quantidade de problemas que eles tiveram aqui...

      Excluir
    3. Pode ser também que a empresa não esteja satisfeita com os termos da licitação (frota com ar-condicionado, mais cara e de maior custo operacional), e queira esvaziá-la.

      É bem possível. Já aconteceu com licitações muito maiores, como a da ANTT, a da Artesp e a da Área 5 da EMTU.

      Excluir
    4. Já imaginaram se no dia da entrega dos envelopes, não tiver nenhuma empresa interessada em operar o sistema aqui em são Carlos??? Se for isso acontecer, como fica o transporte aqui na cidade???

      Excluir
    5. Provavelmente a Suzantur continuaria como emergencial. O que é mais negócio para ela, pois não precisaria investir em frota 0 km com ar, nem pagar outorga, e ainda continuaria ganhando o subsídio, que ao que parece será extinto após a licitação.

      Excluir
    6. E a entrega dos envelopes é agora dia 18. E nem sinal de empresa interessada. Ao que parece, nenhuma empresa tirou o edital; será que termos apenas uma contratação emergencial, que se estenderá por tempo indeterminado??? Pelo andar da carruagem, é bem provável mesmo...

      Excluir
    7. Subsidio vai acabar? Entao nenhuma empresa vai aparecer mesmo, nem a falida RMC. Isso significa que sem o subsidio as passagens de estudante,faixas 1 e 2 perderao o desconto de hoje?

      Excluir
    8. Não. Esses descontos sempre foram dados, muito antes de a Prefeitura inventar o subsídio.

      Essa matéria da EPTV diz que não haverá mais repasse de subsídios:

      http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/jornal-da-eptv-2edicao/videos/t/edicoes/v/prefeitura-de-sao-carlos-publica-edital-de-licitacao-para-empresa-assumir-o-transporte/5286794/

      Excluir
    9. Acontece que antigamente muitas pessoas pagavam a tarifa cheia. Porém, com o barateamento dos automóveis, os usuários da tarifa cheia migraram para o veículo particular. Sobraram apenas os mais pobres, que têm o direito ao desconto. Manter esses descontos sem o subsídio iria encarecer demais a passagem para os poucos que pagam a tarifa cheia. Se querem tirar subsídio, tem que cortar os descontos também, a começar pelas ridículas faixas 1 e 2 que só existem aqui em São Carlos.

      Excluir
  3. Ah, na linha 11 (Circular) hoje tava rodando o 102. A novidade é que ele tá com itinerário eletrônico branco (igual ao dos Vip III, programado igual ao 140, 141, 142 e 147).

    ResponderExcluir
  4. Os atrasos se deve tambem aos motoristas um pouco eu acho a linha 25 sempre estava no horario ontem e hoje mudou o motorista ela não passou no horario.

    ResponderExcluir
  5. Após o assalto ontem à garagem, hoje fecharam a outra entrada e a principal está com o portão fechado. Agora vai ser complicado ver o interior da garagem e saber das novidades.

    ResponderExcluir
  6. Acreditem, esse carro (203) hoje está na linha 52 (São Carlos - Sta. Eudóxia).

    Ontem no pico da tarde tinha uma boa quantidade de ônibus extras para a região do Aracy e Antenor. Tinha extra até na linha 55, no horário das 18h00. Tinha ônibus batendo banco...

    E agora à tarde, na faixa das 13h30, o 124 tava de ônibus extra da linha 38, passando pouco à frente do 163. Não sei qual a necessidade disso... Talvez seja algum tipo de treinamento.

    ResponderExcluir
  7. Curioso para saber como será a operação no domingo. Acho que vai ser escala normal de domingo, né?

    Nos anos 90 a Renascença dobrava a frota de muitas linhas, como a 37, a 38 e a 41. Até a linha 05 eu cheguei a ver com 2 ônibus no domingo de eleições. E dia de eleições também era sinônimo de muito atraso. Alguns ônibus chegavam a atrasar até duas horas ao longo do dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só que agora o número de automóveis e motocicletas é muito maior, além de que, hoje em dia, o eleitor pode escolher em que escola vai votar, e acaba escolhendo a escola mais próxima de sua residência, o que diminui a necessidade de ônibus no dia das eleições.

      Excluir
  8. Fiquei decepcionado em saber que a Suzantur não vai participar da licitação. E parece ser realmente verdade que nenhuma empresa se interessou em participar dessa licitação. Teremos um contrato emergencial que se estenderá por dez anos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então... tem q fazer o cartão novo pra usar até o final do ano (3 meses, praticamente), ai entra outra empresa em janeiro e volta essa confusão toda, você não sabe se vai dar integração ou não, uma linha vc paga, na outra não, uma zona!!! Esses dias andei em 4 ônibus no mesmo dia e não paguei em nenhum, e tem várias pessoas q conheço q também passaram por isso, uma várzea!!! Mas calma q até 2017 tem chão ainda, muitas coisas e reviravoltas podem acontecer, e muitas confusões ,claro...

      Excluir
    2. Cara, no contrato emergencial tem uma cláusula que diz que a bilhetagem pertence à prefeitura. Se a Suzantur sair, ela será obrigada a entregar tudo para a prefeitura, que repassará o sistema para a nova empresa.

      Excluir
  9. Bem que a suzantur poderia trazer uns ônibus da expresso Guarará pra cá, os articulados e os torinos 2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anunciado hoje que a Suzantur irá operar por 180 dias de forma emergencial as linhas da Guarara. Jogo de cartas marcadas a bastante tempo.
      Só uma coisa não entendo, como uma empresa de fretamento e turismo sem grande relevância do nada de especializa nesse tipo de operação?

      Excluir
  10. Acontece que não tem empresas interessadas em participar da licitação. Ou seja, ninguém vai entregar envelopes...

    ResponderExcluir
  11. Mas a licitação vai ser quando? Cada hora falam uma coisa, uns dizem q é agora em Outubro, outros q é em Dezembro, como falaram logo no começo, tem alguma certeza nessa história toda? Se ninguém entregar envelopes, a Suzantur continua emergencial, é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O edital pode ser retirado até o dia 17, e os envelopes com as propostas devem ser entregues até o dia 18, quando ocorrerá a sessão de abertura dos envelopes.

      A divulgação da empresa vencedora não ocorre necessariamente no mesmo dia. Pode haver um prazo para análise das propostas. Foi assim em Araraquara.

      Excluir
  12. Linha 25 rodando com o minúsculo 138 hoje. Vai entender.

    O 164 tá rodando na 38.

    ResponderExcluir
  13. Suzantur anunciou que neste domingo, excepcionalmente, irão operar normalmente as linhas 07, 12, 14, 17, 22, 28, 33, 37 e 53.

    ResponderExcluir
  14. Do jeito que ta num duvido a athenas juntar com outra empresa tipo a paraty e assumir denovo por mais 30 anos.

    ResponderExcluir
  15. Alguem passou pela washington luis ou la na vila marina e viu se os carros dela ainda estao na garagem? Ou ja começaram "sumir"? Nao podemos esquecer que sao meios de pagar as dividas trabalhistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma coisa que eu não entendo. A athenas paulista não opera mais o transporte aqui na cidade. Já estava com o contrato vencido há dois anos. Ou seja, não tem mais nenhum vinculo com São Carlos. E por quê então, a prefeitura ainda tem que repassar um subsídio para ela??? Se a empresa não tem mais nada a ver com a cidade, por que a prefeitura ainda mantem essa ligação???? Quer dizer, essa empresa está na espera de alguma volta repentina??? Os ônibus não foram vendidos e não se fala em pagamento dos direitos dos funcionários. Então tem coisa escondida???? Já era para a athenas ter dado linha daqui. Se ela não deu e a prefeitura continua alimentando esse câncer, é porque ai tem... E como tem...

      Excluir
    2. Mesmo com o contrato vencido, é um serviço essencial, e a justiça determinou que ele deveria continuar a ser oferecido, com a devida remuneração. Não era um serviço pirata.

      Excluir
    3. Eu estou dizendo em relação a athenas. Ela não presta mais o serviço de transporte na cidade. Quem faz o transporte agora é a Suzantur; então o subsídio é para ser repassado para a Suzantur e não para a athenas. Se a athenas não presta mais o serviço, logo ela não tem que receber mais nada.

      Excluir
    4. Está em andamento na 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo um Mandado de Segurança impetrado pela RMC Transportes Coletivos Ltda. com um pedido de liminar para que a empresa impetrante volte a operar o transporte coletivo no município de São Carlos. Como a Transportadora Turistica Suzano Ltda. não está prestando um bom serviço no município, existem grandes chances que os juízes concedam a liminar e o transporte volte a ser operado pela RMC Transportes Coletivos Ltda. E com essa liminar e com esse mandado de segurança que ela está contando. O processo corre em 2ºGrau e o número é 2179893-58.2016.8.26.0000

      Excluir
    5. O subsídio é referente aos 16 dias de serviço que a empresa prestou em setembro, ué.

      Nessa matéria do Primeira Página fala que o subsídio de setembro foi de apenas 106 mil. Isso porque ela operou menos da metade das linhas, por apenas 16 dias. Aí recebeu menos de 15% do subsídio normal:

      http://www.jornalpp.com.br/cidades/item/112068-funcionarios-da-athenas-protestam-por-falta-de-pagamento

      E, se querem saber, acho até pouco o valor repassado. A Athenas ficou operando só linhas deficitárias nesse final.

      Excluir
    6. Então quer dizer que o pesadelo de termos de volta a athenas é real???? Vamos pensar no pior; dela voltar. E ai?? Os ônibus de 30 anos atrás voltam a operar??? Sem nenhuma acessibilidade?? Lembrando que apenas 20% da frota era acessível. E as dívidas da empresa??? Desaparecerão??? E os direitos trabalhistas dos funcionários?? Serão sanados??? E todos os processos diversos que a empresa tem??? Serão encerrados; extintos??? Como os Juízes darão ação favorável a uma empresa que está falida??? E possui ônibus inadequados para o transporte, atualmente?? Ou seja, como uma empresa que operou de forma irregular durante 12 anos pode ter o aval de Juízes??? Até onde eu sei, a contratação da Suzantur foi publicada em diário oficial, não tendo como ser cancelada no momento. E a licitação que está em andamento?? Será impugnada por alguma empresa fantasma da athenas, assim como ela fez na licitação passada??? Lembro-me da empresa Transassis que não participou da licitação, mas sempre impugnava o edital para que a Renascença tivesse tempo de criar o CNPJ da athenas. Será que todo o pesadelo poderá estar de volta??? E a Promotoria, Defensoria e MP?? Onde ficam nessa história???

      Excluir
    7. A coisa não é tão simples assim; existem outros fatores a serem vistos e analisados pelo TJ. Como você bem falou, existem processos trabalhistas e outros diversos contra a empresa, e também não havia contrato firmado entre as partes. Lembrando também que houve uma publicação no Diário Oficial do Município. E outra, acompanho mandados de segurança que estão tramitando há mais de 2 anos e meio, e por enquanto, nada.

      Excluir
    8. Pois é. A Suzantur tem contrato (ainda que emergencial) com o município, tem frota cuja idade atende o contrato, e até onde se sabe não tem dívidas com governo e funcionários. Qual juiz vai dar ganho de causa para a Athenas?

      O único argumento para a Athenas é aquele processo onde a emprega alega ter tido perdas entre 2004 e 2006. Mas o máximo que pode acontecer é a justiça determinar que a prefeitura indenize a empresa.

      Excluir
    9. Fiquei curioso com essa Transassis. A empresa faliu e foi comprada pela AVOA. Mas realmente, lendo a respeito da empresa, parece que ela era de um parente do dono da athenas. Achei uma foto, e para minha surpresa, até as cores da empresa era igual a da Renascença. Semelhante também era a numeração onde tinha o ano e o numero do ônibus. Realmente a licitação passada, teve um dedo do dono da renascença. Vejam a foto do onibus da Transassis, empresa que foi o prego da tábua em são carlos.

      http://onibusbrasil.com/foto/377366/

      Excluir
    10. É bem possível sim que tivesse uma relação. Para quem não sabe, a Sort's era de Assis. A sede foi transferida para São Carlos em 1998, e há alguns anos a RMC vendou a Sort's para a Paraty.

      Excluir
    11. Fui funcionário da renascença na época em que houve a licitação onde a athenas venceu. A ordem dada a Transassis - que realmente era do dono da renascença - impugnava a licitação para atrasar todo o processo, e dar tempo da renascença criar a athenas. Tudo isso não passou de uma jogada. Todos nos soubemos disso. Menos o Sr. Newton Lima, prefeito da época.

      Excluir
  16. Linha 57 não comporta carro pequeno sera que o pessoas da logistica não ve isso, o 199 é pequeno pra ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo caso da linha 03. Esse micro ônibus vive lotado, mas eles insistem em manter ele lá. O 199 dava para por na linha 24. Que também está com um número considerável de passageiros e opera com micro também.

      Excluir
  17. Na boa, tem motorista da Suzantur fazendo corpo mole, heim?

    Mais uma vez um dos carros da 39 está com mais de uma hora de atraso. Em um sábado à tarde, sendo que o carro foi entregue no horário às 14h00. Como atrasar em um horário que quase não tem trânsito e movimento?

    O ônibus (195) desce para o Aracy com pouco mais de meia hora de atraso, e sobe atrasado mais de uma hora. O 183 desceu com 10 minutos de atraso, e subiu com os mesmos 10 minutos, passando quase junto com o 195.

    Só pode ser corpo mole, pois nos dias anteriores também atrasou para caramba, e eram outros carros (189 e 204).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse está pedindo para perder o emprego. A Athenas Paulista mandou alguns assim para tentar sabotar a Suzantur. Mas trabalhador ruim assim não para no emprego. Pode ter certeza.

      Excluir
    2. A athenas orientou os funcionários a praticarem todo tipo de boicote e sabotagem contra a Suzantur. Se a empresa averiguar, ela vai ver que existe lógica nisso; esses funcionários parecem ter feito um voto de fidelidade com a athenas; tudo manipulado por influência do dono...

      Excluir
    3. O dono da Athenas, não orientou ninguém a fazer nada com a suzantur. Pois trabalhei na Athenas, fui pra suzantur e ele não orientou a fazer boicotes e nem sabotagens.

      Porem a suzantur, sem saber contratou alguns motoristas que já foram demitidos da Athenas por não exercer a função corretamente. Motoristas esses que machucavam passageiros, brigavam com passageiros, queriam trabalhar do jeito deles e não honravam o uniforme da Athenas.

      Excluir
    4. Conheci três motoristas e um cobrador, que enquanto dirigiam, falavam abertamente aos passageiros mal da Suzantur. Trabalharam por pouco tempo, pois a Suzantur mandou embora.

      Excluir
  18. Será que novos ônibus chegarão após as eleições??? Segundo boatos, essa semana chegaria alguns; só não sei se serão 0 Km. Mas parece que vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, tem comentários no Ônibus Brasil que dizem caso a Suzantur não opere as linhas da Expresso Guarará, os ônibus com portas à esquerda, serão fechados, tornando convencionais; daí esses ônibus poderiam ser deslocados para cá. Já pensaram que legal?? Ônibus da Volvo??

      Excluir
  19. Acredito que a Suzantur está com mais de 90℅ das linhas, no horário. Pelo menos aqui nas linhas de casa, não tivemos mais atrasos. Por incrível que pareça, até a linha do Jardim De Cresci, está no horário, coisa que nem a Athenas conseguia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os ônibus que ela usa, são muito melhores que os da Athenas. Não resta dúvida. Ando nos Torinos. São de um conforto inacreditável. Fora que não fazem barulho. Não sei se é por causa do piso, mas são bem silenciosos e confortáveis. Eu aproveitei.

      Excluir
    2. O piso desses ônibus é Taraflex. Ele tem um revestimento em baixo que abafa os sons. É sem dúvida, um excelente piso. Esse tipo de piso sempre foi usado nos trólebus. Praticamente não passa ruídos. Nos ônibus da athenas nunca teve esse tipo de piso. Talvez por ser mais caro. O dono da athenas sempre pensou no bolso dele; nunca no conforto dos passageiros. Os ônibus sempre foram aquele tipo "padrãozão"; sempre duas portas, nunca três. E ainda portas com folhas simples. Temos que dar graças a Deus do Altomani ter tirado essa empresa daqui. Essa athenas sempre foi um lixo.

      Excluir
    3. Um detalhe curioso. O dono da athenas dava ordem para os motoristas NUNCA abrirem a porta do meio, nos ônibus de três portas (que ele foi obrigado a comprar graças a lei de acessibilidade, onde a frota deveria ser 100% acessível - mas aqui nunca foi e a athenas jamais foi punida por isso - graças aos Vereadores que nunca fiscalizaram a qualidade do serviço prestado). Se os motoristas abrissem a porta do meio para os passageiros descerem e um fiscal visse, o motorista era punido por isso. Na Suzantur isso é diferente. Eles abrem todas as portas para os passageiros descerem. Isso facilita e muito. Sou Suzantur roxo!!!!

      Excluir
    4. Teve linhas que atrasaram bastante hoje sim. A 57 rodou o dia todo com atrasos, assim como a linha 01.

      Aliás, a linha 01 tá rodando atrasada todo dia, já que a Suzantur inventou de operar todas as viagens até a UFSCar. Espero que quando terminarem as férias da UFSCar a linha volte a operar apenas até a rodoviária.

      Quanto ao piso de taraflex, realmente eles estão presentes na maior parte da frota. Mas não se iludam, os Torinos 2014 da Suzantur foram comprados todos com piso de alumínio estriado. Parece que o padrão atual da empresa é esse.

      Excluir
  20. Poderíamos criar um grupo no wpp para discutir esses assuntos, alguém topa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q seria uma boa, seria mais fácil e rápido para nos mantermos "informados", por dentro da situação do nosso transporte. Nós poderíamos nos ajudar, passando informações de atrasos, ônibus pequenos q podem aparecer lotados, quebras, linhas q podem passar muito atrasadas ou matar viagens, além de conversar sobre outros "assuntos", claro. Eu apoio sua ideia

      Excluir
    2. Excelente ideia. Aliás tenho um amigo que mora nos predinhos bem em frente a Suzantur. Ele viu ônibus branco chegando. Tinham três e estavam sem prefixo.

      Excluir
    3. Beleza então! Vão deixando seus números aqui que eu crio o grupo. Se tiverem problema com deixar o número aqui manda o link do facebook que eu pego por lá

      Excluir
    4. (17) 99654-2205, ainda uso esse número antigo pois trabalhava até pouco tempo em outra cidade, mas moro aqui...

      Excluir
  21. Altomani não ganhou... E agora?? O que será da Suzantur...?? Ônibus novos etc, agora, nem pensar...

    ResponderExcluir
  22. Linha 10 ta com 20 minutos de atraso logo cedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como várias outras linhas, como a 23, 25, 30, 35, 38, 39... Rotina.

      E as escalas? Os curtos 194 na linha 23 e 195 na 39, enquanto o 165, alongado, fica na linha 07. Não dá para entender a lógica disso.

      Excluir
    2. De manhã, a linha 03 e a linha 24 estão tendo problemas com muitos passageiros e os micros. Muitas pessoas para um ônibus pequeno. Sera que a pessoa da logística não se toca??!?!

      Excluir
  23. Acabei de ver um Apache Vip II número 206 fazendo a linha do Shopping. Deve ser um dos novos que chegaram. Tem mais lá na garagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOVO??? AONDE??

      Excluir
    2. O 205 tá na linha 35 hoje, mas é mais um dos ex-Graças.

      Excluir
    3. Novo é a forma de dizer!!! O que eu digo é que o ônibus é novo na frota de veículos velhos, entendeu!!!???

      Excluir
    4. Esse 206 eu não sei de onde é. Mas deve ser ex-Graças também.

      Excluir
    5. Deve ter mais uns 10 desses Apaches Vip II lá na garagem. Não sei se agora vai dar para ver, mas eles estão lá.

      Excluir
  24. Sobre os ônibus do serviço porta a porta, até agora vi o 113 e o 120. Talvez tenha o 107 também, não tenho visto esse em linhas.

    O curioso é que o painel eletrônico do 120 tá funcionando redondinho, escrito "acessibilidade". Seria melhor trocar o dele com o do 115, que não funciona. Porta a porta não precisa de letreiro.

    ResponderExcluir
  25. Hj o 147 não está fazendo o circular interno da UFScar, quem tá no lugar é o 200, coisa que eu acho desnecessário porque agora estão de férias e um Volare daria conta fácil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 147 tá na linha 18 hoje.

      Tem alguns Vip III que estão sem escala fixa, né? 140 e 142 (que hoje tá no Moradas, no lugar do 143). O 147 ficar de circular interno é desperdício também. Um Torino 1418 estaria de bom tamanho.

      Excluir
    2. Podiam colocar esse Apache Vip III aqui na linha 03. Seria muito mais proveitoso do que ocioso na linha mencionada...

      Excluir
    3. Fabio, acrescenta o 206 na tabela. É um Apache Vip II. Só não sei o ano e o chassis. Tem mais na garagem.

      Excluir
  26. Linha 24 hoje de manhã não passou. Parece que foi algum problema na garagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A garagem foi assaltada novamente nessa madrugada.

      Excluir
  27. O carro da linha 10 hoje esta como Primavera e o da 57 como Redenção na hora que o povo começa a se acostumar eles muda o nome vai entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na 57 eu tenho visto o 172 como Pacaembu e o 199 como Redenção. Vai entender.

      Ontem tinha um Volare na 28 que já estava utilizando a nomenclatura correta (De Cresci).

      Excluir
    2. Ja vi carro da linha 57 como 19 Redenção se o usuario for pelo numero que é o mais facil do que pelo nome se perde pois uma é via Botafogo e a outra Boa Vista.

      Excluir
    3. Ontem a 57 tava com o carro 175, tiraram o 172 e botaram esse, acho que hoje deve estar o 175 ainda.

      Excluir
    4. Quem for pelo número se perde com a linha 05 também, que vem sempre como 04 Redenção.

      Excluir
    5. Na 28 hoje esta o 119 e esta como Castelo Branco.

      Excluir